Translate

sábado, 21 de maio de 2022

Publicados lema e logotipo da viagem do Papa à República Democrática do Congo

O logotipo da viagem do Papa Francisco à República Democrática do Congo

"Todos reconciliados em Jesus Cristo" é o lema que acompanhará a próxima viagem apostólica de Francisco de 2 a 5 de julho ao país africano. No logotipo, os símbolos da terra congolesa e a imagem do Pontífice que abençoa.

Vatican News

"Todos reconciliados em Jesus Cristo" é o lema da próxima viagem apostólica que o Papa Francisco fará de 2 a 5 de julho à República Democrática do Congo (RDC), passando pelas cidades de Kinshasa e Goma. É o que afirma a Sala de Imprensa da Santa Sé que divulgou, nesta segunda-feira (14/03), o logotipo da 37ª viagem apostólica do Pontífice.

Como explica o comitê organizador local da viagem, o logotipo representa um mapa da República Democrática do Congo, cujos contornos são reproduzidos nas cores da bandeira do país. Dentro do mapa, são apresentados alguns elementos da biodiversidade da terra. O mapa está aberto ao oeste para mostrar o acolhimento dado a este grande evento e os frutos que trará. As cores da bandeira são muito expressivas. A cor amarela, em todos os aspectos, simboliza a riqueza da República Democrática do Congo: fauna e flora, terrestre e subterrânea. A cor vermelha representa o sangue derramado pelos mártires, como ainda acontece no leste do país. A cor azul, na parte superior, expressa o desejo ardente de todo congolês: a paz.

À esquerda está uma cruz azul que traduz a devoção do povo congolês à Virgem, Nossa do Congo que carrega e sustenta as orações de toda a nação ao Cristo Redentor. As três pessoas representadas simbolizam a fraternidade: homens e mulheres, adultos e crianças, unidos num só homem. A imagem debaixo da cruz, lê-se na explicação, quer expressar o desejo de poder chegar a esta fraternidade que só pode ser um dom de Deus. As cores vivas utilizadas querem expressar o sentimento e o dinamismo que caracteriza o povo congolês, pronto a acolher com alegria e unidade o Vigário de Cristo e Sucessor de Pedro.

Também está presente no logotipo uma palmeira que refere ao conceito de martírio, arraigado na história da RDC. A palmeira, expressando vitória, renascimento e imortalidade, recorda a mensagem de esperança oferecida pela visita do Santo Padre. Por fim, ao centro, entre a cruz e o mapa da RDC, a figura do Papa Francisco que abençoa, símbolo de bênção e grande alegria para a nação.

A comissão organizadora também aponta alguns elementos da biodiversidade presentes no território congolês. Como as montanhas, presentes em todas as regiões, especialmente na parte leste onde se localiza o vulcão, que, por mais de uma vez, em erupção, marcou o território e a população de Goma. Depois, a água corrente que representa a riqueza hidrográfica do país: o rio Congo e seus cursos de água, bem como os vários lagos. Depois, a árvore que se refere à flora da RDC e ao que constitui a particularidade desta terra, da África e do planeta, e depois o ocapi, metade zebra e metade girafa, um animal símbolo da RDC, único país onde é encontrado e vive em estado selvagem. Representa a riqueza da fauna congolesa.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF