Translate

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

MORAL: O falso drama dos pseudoescrupulosos (1/6)

O falso drama dos pseudoescrupulosos | Presbíteros

O falso drama dos pseudoescrupulosos

Estou preocupado. Ultimamente, estão surgindo pessoas que, sem a devida preparação doutrinal e pastoral, começam a estudar moral e acabam desenvolvendo transtornos obsessivos. Colegas padres me relatam casos de falta de docilidade e mesmo de julgamento acerca de bons sacerdotes a partir de critérios rigoristas. A situação é alarmante, pois o único meio para sair deste problema é a obediência a experimentados e criteriosos confessores. Mas essas pessoas acabam se erigindo em juízas de si mesmas. Pretendo apresentar alguns apontamentos sobre isso.

Por Pe. José Eduardo Oliveira e Silva

ESCLARECENDO CONCEITOS EM TORNO DO ESCRÚPULO

Horror ao pecado. Esta é uma disposição habitual em toda alma que busca a santidade. Fruto do dom temor de Deus, o qual, como todos os dons do Espírito Santo, procede da caridade, pela qual Ele inabita em nosso espírito, o horror ao pecado é uma consequência do nosso amor sobrenatural por Deus, de modo que a tônica geral da vida cristã não é negativa (ou seja, uma busca incessante para encontrar pecados), mas positiva (isto é, o desejo de unir-se cada vez mais a Cristo pela fé e pela caridade, exercitadas na oração).

Escrúpulo. A consciência escrupulosa é um estado da mente em que está conjugada uma consciência delicadíssima com uma incapacidade para a prudência, quer dizer, quanto mais se explica para a pessoa um princípio moral, menos ela consegue entender. É um fenômeno muito raro. As pessoas que o sofrem, em geral, são simples e dóceis, querendo verdadeiramente encontrar um confessor criterioso e paciente ao qual obedeçam com toda a confiança. O estudo da moral apenas perturba mais o escrupuloso, pois ele é quase incapaz de prudência, não consegue realmente discernir.

Transtorno obsessivo-compulsivo. É uma psicopatologia que se caracteriza por pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes que trazem ansiedade e perturbação. Pode causar uma espécie de escrúpulo, pois o doente, com ideias fixas e contínuas acerca do pecado, acaba por se tornar maníaco em vasculhar pecados antigos ou atuais. É bastante diferente do escrúpulo moral, principalmente porque neste a pessoa se submete a um diretor com tranquilidade, naquele a pessoa não consegue ficar tranquila para se confiar a ninguém, sua mente está sempre perturbada. Um dos piores quadros se dá quando o doente encontra alguém que, ao invés de encaminhar-lhe ao médico, alimenta a fixação psíquica, justificando as suas preocupações. Em muitos casos, é necessário tratamento psiquiátrico com medicação e psicoterapia, além da direção espiritual e da confissão.

A ignorância presunçosa e o hobby dos princípios. Contudo, a maioria dos casos que estão em circulação não é nenhum dos anteriores. Trata-se apenas de sujeitos que mesclaram conhecimento aparente com arrogância espiritual: munidos de alguns princípios que não são capazes de manejar, aplicam-se a ser juízes de si mesmos e dos outros, tentando raciocinar nos termos destes princípios mal aprendidos e aplicá-los a qualquer ação que se lhes apresente. Levianos, acabam transformando numa espécie de hobby a análise de casos morais que decerto dariam debate entre moralistas sérios ou são em si insignificantes, importunando nas madrugadas a sacerdotes com perguntas pueris, tais como se é pecado pentear o cabelo de um modo ou se colocar aparelhos nos dentes é vaidade… E tudo em termos de “princípios”. A consequência desse “exercício” para quem não tem o devido traquejo moral é que, ao invés de terem uma consciência mais clara, vão se tornando cada dia mais confusos e, isso, sem o perceberem direito. Analisam ações a partir de princípios equivocados, aplicam errado os princípios que nem conhecem direito, subordinam princípios superiores a inferiores e terminam por se tornar impermeáveis a todo e qualquer bom senso.

Fonte: https://presbiteros.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF