Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Pesquisas dizem que observar pássaros é uma das melhores coisas para a saúde mental

Ondrej Prosicky | Shutterstock
Por Zoe Romanowsky

Se você sempre pensou que observar pássaros é chato, talvez seja melhor rever seu conceito.

Uma das surpresas mais adoráveis ​​que minha família e eu experimentamos quando nos mudamos da cidade para o nosso endereço semi-rural atual foi o número de belos pássaros que encontramos diariamente. Sempre adorei ver um cardeal raro em nosso pequeno quintal urbano, mas agora é como se vivêssemos em um santuário de pássaros. E todos nós reconhecemos que isso tornou a nossa vida melhor.

De fato, não se trata de uma verdade apenas para nós. Uma pesquisa confirmou que observar os pássaros e ouvir o canto deles podem ter um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar.

O estudo de 2017 publicado na BioScience por cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que quando as pessoas observavam mais pássaros em seu cotidiano elas experimentavam prevalência e gravidade reduzidas de depressão, estresse e ansiedade.

Já outra pesquisa encomendada pela RSPB, uma organização britânica fundada em 1889 para proteger as aves da extinção, descobriu que 88% dos adultos do Reino Unido disseram que passar o tempo ao ar livre curtindo o mundo natural era importante para eles. Cerca de 91% dos entrevistados concordaram que ver pássaros e ouvir o canto deles teve um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar

De fato, parar para observar os pássaros é uma ótima alternativa para dar um tempo nas telas e nos eletrônicos, que podem causar até insônia.

Mas é mais do que isso: a beleza dos pássaros, seus movimentos e sons nos lembram como a criação de Deus, em sua diversidade, não é apenas um dom a ser apreciado, mas uma parte importante de uma vida rica e plena.

Então, aqui estão dicas para você dedicar mais tempo para os pássaros em sua vida e usufruir dos benefícios que eles trazem para a saúde mental:

1VISITE PARQUES ECOLÓGICOS

Muitos parques têm patos, gansos e outros pássaros. Faça questão de prestar atenção nos pássaros e passar algum tempo observando-os (mas não os alimente com pão – ao contrário da crença popular, isso não é bom para eles).

2CONSTRUA UMA CASINHA DE PÁSSARO

Instale casas de pássaro no seu quintal, no seu deck ou na sua varanda. Elas atraem diferentes espécies, e você ficará surpreso com os pássaros que estão por perto esperando para receber carinho e comida.

3CONHEÇA AS AVES NATIVAS DA SUA REGIÃO

Você pode encontrar informações sobre isso na biblioteca, na internet ou em uma loja de animais local. Depois, use um guia para identificar os pássaros que você vê.

4INVISTA EM BINÓCULOS

Os pássaros e seus padrões intrincados são mais fáceis de serem identificados quando você tem um par de binóculos para fazer a observação! O acessório também é um presente divertido para as crianças!

5RECOLHA O LIXO

Sempre que vir lixo e plástico espalhados do lado de fora, pegue-os e jogue-os em um recipiente adequado – é ruim para os pássaros e toda a vida selvagem.

6DÊ UM PASSEIO DE VEZ EM QUANDO

Faça questão de ouvir o canto dos pássaros enquanto caminha, especialmente de manhã e à noite. O que você ouve? Quais são seus favoritos?

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF