Translate

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Os rituais, a força que transforma o casal

Jacob Lund | Shutterstock
Por Marzena Devoud

Tomar um café, fazer uma viagem: rotina ou ritual? Por que esses gestos se tornam sagrados na vida de um casal? Aqui estão as respostas de quatro casais em poucas palavras.

Qual é a diferença entre rotina e ritual? À primeira vista, não é fácil distingui-los. Tomar café da manhã juntos todos os sábados, ir ao mercado no domingo, passar o último fim de semana das férias de verão em um mosteiro… Estas coisas podem não ser extraordinárias em si mesmas. No entanto, há apenas uma coisa que diferencia a rotina do ritual: a intenção que o casal coloca nele. É o que diz o sociólogo Jean-Claude Kaufmann, especialista em casais e na vida cotidiana e autor de “La trame conjugale”. De acordo com ele, o ritual é uma rotina, mas que é vivida como significativa. É um “momento de construção”, um momento de vida mais intensa que permite aos casais transformar a rotina em um momento de alegria. O poder do ritual vem do fato de que ele “surge de si mesmo”, muito naturalmente. Este é um sinal de que o casal está se harmonizando sobre a visão de sua vida conjugal.

No ritual, os gestos substituem as palavras. Naturalmente, não se trata de não falar. Mas o que dizemos um ao outro é obviamente menos importante do que o fato de que estamos falando. É aqui que reside o poder do ritual, que pode fortalecer significativamente o casal. É um marco que ajuda a encontrar profundidade e singularidade. Ele nos lembra que o casamento tem a ver com ser inteiro. Aqui estão quatro testemunhos e quatro rituais inspiradores.

1UM FIM DE SEMANA EM UM MOSTEIRO

“Veio muito naturalmente”, disseram Marc e Anne-Fleur, pais de dois adolescentes em Lyon, à Aleteia. Para o casal, as férias de verão são sempre uma oportunidade de ver seus irmãos, primos e amigos. “Para nós, passeios familiares e grandes jantares com muitas crianças são sinônimo de férias. Mas intuitivamente, desde o início de nosso casamento, tivemos a ideia de reservar um fim de semana para dois, em um mosteiro, em um belo canto do país”, continua Marc. Foi uma perspectiva alegre terminar o verão juntos em um lugar lindo e rejuvenescedor. É também uma forma de recarregar as baterias antes de voltar à maratona do novo ano letivo: “É um ritual que dá frutos ao longo dos meses seguintes, especialmente em momentos difíceis ou sensíveis”, admitem Marc e Anne-Fleur.

2CROISSANTS E CAFÉ AOS SÁBADOS

“Quando eu era criança, eu gostava de observar nossos vizinhos. Todas as manhãs o marido ia à padaria para comprar croissants, enquanto sua esposa fazia café. Então, tomariam o café da manhã juntos. No verão, em sua varanda. Havia algo fascinante naquela imagem, uma felicidade simples”, diz Bénédicte, 34 anos, casada com Yan e mãe de Léo, de 3 anos. Foi justamente no momento de seu nascimento que o ritual dos vizinhos veio à mente. “Como a saúde de Leo é frágil e ele requer muita atenção, nós nos concentramos nele… e Yan e eu nos perdemos de vista. Numa manhã de sábado, tive a idéia de trazer croissants, contando-lhe a história de meus vizinhos. Desde então, adotamos seu ritual! Yan vai à padaria para pegar os croissants e eu preparo o café. Tudo acontece no preparo do café. É um momento de verdadeiro prazer, nosso pequeno deleite de fim de semana. Até mesmo Léo chegou a aceitá-lo”, diz Bénédicte.

3UM BATE PAPO SOBRE O DIA

Para Alain e Margot, 58 anos, o retorno do trabalho é sempre um momento sensível. Margot é médica. Ela sempre precisa de um momento para desligar: tomar um banho, trocar de roupa, ter alguns momentos sozinha no sossego. Enquanto isso, Alain, um professor de música, prepara o aperitivo. Então o casal se senta junto no sofá, conversando e contando um ao outro sobre seu dia. “Este ritual é o resultado de conversas e até de grandes discussões, durante as quais conseguimos encontrar nossa própria maneira de nos reunir todos os dias”, diz Margot à Aleteia. “Eu preciso estar perto de meu marido, e ele precisa estar perto de mim”. Mas não imediatamente após voltar para casa do trabalho. Hoje, esta reunião, após um dia às vezes muito difícil, é sagrada para nós. É um momento para falar de nossos dias, para relaxar juntos, como uma transição entre o trabalho e a vida familiar. Apesar de trabalharmos muito, temos este pequeno compromisso diário que é imutável. Sem isso, sentimos que estamos nos perdendo”, acrescenta, enfatizando que vale realmente a pena inventar um ritual que agrade a todos.

4UM ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO A CADA MÊS

Que melhor momento para renovar a promessa de casamento do que no momento em que as coisas não estão indo tão bem? Para François e Caroline, pais de duas filhas jovens, foi uma ideia maravilhosa. Por que não comemorar seu aniversário de casamento todo dia 9 de cada mês? “Não me lembro como tivemos a ideia”, diz François. Cada um prepara uma pequena surpresa para o outro durante o dia. No mês passado, François pensou em enviar a sua esposa uma mensagem de texto com uma breve oração de gratidão por seu casamento. Caroline teve a ideia de fazer uma história ilustrada das pequenas alegrias recentemente passadas com a família. “Durante nossa oração noturna, às vezes à distância, às vezes com nossos filhos, lemos nossa promessa matrimonial: “Diante de Deus, eu te recebo novamente e me entrego a ti”. “Renovo minha promessa de permanecer fiel a minha família, na felicidade e nas provações, na saúde e na doença, de amá-los todos os dias da minha vida”.

“Um ritual que transcende e dá força real à vida cotidiana”, afirmam François e Caroline.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF