Translate

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Uma das formas mais simples de rezar é também a mais eficaz

Iryna Inshyna | Shutterstock
Por Peter Cameron

E se a maneira mais simples de rezar fosse esta? Rezar assim com fé nos permite expulsar todos os pensamentos malignos e nos dirigir com amor a Cristo.

Não tem tempo para rezar? No entanto, uma só palavra contém o poder de uma oração: é o nome de Jesus. Uma das maneiras mais simples de rezar é também a mais eficaz: dizer “Jesus” com devoção. É o único nome que realmente contém a presença que ele significa. Dizer o Santo Nome de Jesus com fé afasta os maus pensamentos e aproxima aquele que reza desta maneira de Cristo (CIC 432):

“O nome ‘Jesus’ contém tudo. O Nome de Jesus é o único que contém a presença que ele significa.

O Santo Nome de Jesus é muito poderoso. Como nos lembra o Catecismo da Igreja Católica: “O nome ‘Jesus’ significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa de seu Filho”. Os apóstolos também testemunharam a supremacia espiritual do Santo Nome de Jesus. Para São Pedro, “não há outro nome em todo o mundo dado aos homens pelo qual devemos ser salvos” (At 4,12).

O nome de Jesus batiza e perdoa, como nos lembra São João: “Pelo nome de Jesus vossos pecados foram perdoados… Tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus” (1Jo 2,12; 1Jo 5,13). O nome de Jesus é, portanto, muito mais do que uma oração, ele realiza as coisas que o próprio Jesus realiza: “Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo”, escreve São Paulo (1 Cor 6,11).

O nome de Jesus é a maior honra do fiel a Deus

Para compreender o poder de um nome, basta pensar na alegria que temos quando ouvimos nosso próprio nome pronunciado por alguém que amamos. “O dom de um nome é da ordem da confiança e da intimidade” (CIC 2143). De fato, o nome revela a pessoa e é uma espécie de convite para dar um passo em direção a ela. “Revelar o próprio nome é dar-se a conhecer aos outros; é, de certa forma, entregar-se, tornando-se acessível, capaz de ser conhecido mais intimamente e abordado pessoalmente” (CIC 203). Jesus faz tudo isso por nós, no próprio dom de seu Santo Nome! “O nome de Jesus é a maior honra do fiel em Deus”, escreveu São Bernardino de Siena.

A invocação prolongada do nome Jesus é uma oração muito poderosa

Para rezar o Santo Nome de Jesus, basta repetir “Jesus” em voz baixa, de forma simples e amorosa. A invocação prolongada do nome Jesus é uma oração muito poderosa, ajudando a esmagar pensamentos de orgulho, autogratificação, raiva e, em vez disso, desenvolver bons pensamentos. O nome Jesus não é, portanto, apenas um nome, pois contém o mistério e o poder da pessoa de Cristo. A repetição do nome Jesus com fé nos permite, ao mesmo tempo, quebrar o fio do mau pensamento e incutir em nós “o espírito que estava em Cristo Jesus” (Fil 2,5).

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF