Translate

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Tempo Comum

Tempo Comum | CNBB

TEMPO COMUM

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

O Tempo Comum é o tempo litúrgico mais extenso, sendo 34 semanas, divididas em duas partes. A primeira parte inicia após a Festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira de Carnaval. A segunda parte inicia após a festa de Pentecostes. A cor predominante desse tempo é o verde, que simboliza a esperança, a esperança na vinda do reino de Deus. Durante o Tempo Comum, acompanhamos Jesus em sua vida pública e percorrendo Israel até chegar em Jerusalém e ser aclamado como Rei.  

O Tempo Comum encerra o ano litúrgico com a Solenidade de Cristo Rei e predomina durante quase todo o ano. Durante o Tempo Comum, vivemos a esperança da chegada do reino de Deus e da segunda vinda de Cristo. Vivemos a expectativa do “já” e “ainda não”, ou seja, construir o Reino de Deus aqui na terra para contemplá-lo de maneira definitiva no céu.  

Durante o Tempo Comum, somos enviados por Jesus a ser missionários e anunciar o Reino de Deus para as pessoas. Conduzir ao batismo aqueles que ainda não foram batizados, e iluminar a vida daqueles que andam nas trevas. Essa é a nossa missão como cristãos: ser construtores da paz e ser luz para aqueles que andam nas trevas. Temos que apontar o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.  

Algumas solenidades e festas importantes ocorrem durante o Tempo Comum, dentre algumas destacamos: Santíssima Trindade, que ocorre no domingo após Pentecostes; Solenidade de São Pedro e São Paulo, no fim do mês de junho ou início de julho; Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de agosto; e a Solenidade de Cristo Rei, na última semana do Tempo Comum.  

O ano litúrgico como um todo, dentre os seus tempos litúrgicos, gira em torno de uma única pessoa: Jesus Cristo. O centro do ano litúrgico é a Páscoa e todo o ano litúrgico gira em torno do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. 

Algumas celebrações importantes acontecem ao longo do ano e marcam a vida da Igreja. No mês de agosto, celebramos o mês vocacional e recordamos que cada batizado é chamado por Deus a construir o Reino de Deus aqui na terra e chamado para uma vocação específica e ajudar a sua comunidade a crescer no discipulado de Jesus.  

O Tempo Comum nos ajuda a ter um senso de comunidade, ou seja, ninguém constrói o Reino de Deus sozinho, mas com a ajuda do próximo. Jesus não enviou um discípulo sozinho para edificar o reino, mas enviou 12. O próprio Jesus não evangelizava sozinho, mas o grupo dos discípulos ia junto com ele. Da mesma forma hoje, Jesus não nos envia sozinhos para a missão, mas junto com a comunidade. Aproveitemos esse Tempo Comum para nutrir em nosso coração o desejo de ser discípulos e missionários do Senhor.  

O “Verbo se fez carne e habitou entre nós”. Esse verbo encarnado é Jesus, a palavra eterna do Pai que veio habitar entre nós, é isso que vivemos e celebramos durante o Tempo Comum. Agradeçamos a Deus por ter enviado o seu Filho Jesus para nos salvar. E é nossa missão levar adiante essa Palavra no mundo de hoje.  

Podemos entender como Tempo Comum um longo período de 34 semanas, em que somos convidados a pôr em pratica o Reino de Deus e anunciar Jesus Cristo às pessoas. A pausa que o Tempo Comum faz, durante a Quaresma, é uma pausa restauradora e tem uma total ligação com o mistério que está sendo celebrado. Quando o Tempo Comum retoma, após a Solenidade de Pentecostes, somos enviados por Jesus da mesma forma que os discípulos foram para sair anunciar o Reino de Deus.  

Temos que ir ao encontro do outro, como o Papa Francisco nos incita e sentir o cheiro das ovelhas. Temos que ir ao encontro daqueles que foram batizados, mas não vivem a fé no momento, se encontram afastados da Igreja. Temos que resgatar essas pessoas para Deus, novamente. O Espírito Santo recebido em Pentecostes nos guiará para essa missão.  

O Tempo Comum, ainda, apresenta a vida pública de Jesus propriamente dita. Acompanhamos os milagres, curas, ensinamentos e pregações. A cada semana do Tempo Comum aprofundamos um aspecto da vida de Jesus. O Tempo Comum nos aproxima da vida de Jesus.  

Durante esse período, rezemos pelas necessidades da Igreja, pelo Papa Francisco, por nosso bispo diocesano, padres, diáconos e seminaristas. Rezemos para que nunca faltem pessoas dispostas para levar adiante a mensagem do Evangelho. Que a Igreja conduzida pelo Papa Francisco continue sendo sinal de salvação para todos.  

Celebremos o mistério da Palavra de Deus encarnada ao longo desse Tempo Comum e peçamos que Deus nos guie na missão de discípulos e missionários de Jesus. Amém.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF