Translate

sábado, 20 de maio de 2023

O Papa aos crismandos: o demônio fica feliz se fizermos fofocas e brigarmos

Encontro do Papa Francisco com crismandos e crismados (Vatican Media)

Francisco encontrou na praça de Santa Marta, no Vaticano, os jovens crismados e crismandos da Arquidiocese de Gênova: "as pessoas que fofocam são pessoas que perdem sua dignidade". Fazer fofoca, disse o Pontífice, é sujar os outros.

Amedeo Lomonaco – Vatican News

Mais de 900 jovens estão participando este ano da tradicional peregrinação a Roma promovida pela Igreja de Gênova, região italiana da Ligúria. São crismandos e crismandos acompanhados pelo arcebispo, dom Marco Tasca, de mais de 70 paróquias da Arquidiocese de Gênova. O encontro mais aguardado deu-se na manhã deste sábado, 20 de maio, entre os muros da Cidade do Vaticano. O Papa Francisco, inserindo suas palavras em um diálogo pontuado por perguntas e respostas, desejou aos jovens uma estadia agradável em Roma:

... Conhecer as coisas, passear, ir aos jardins... tantas coisas bonitas. E, acima de tudo, sejam unidos, não briguem entre vocês. Vocês sabem quem inventou a briga?

Brigar é sujar os outros

Os jovens responderam em coro: o demônio. "O demônio - disse o Papa - quer que a gente brigue e ele fica feliz. Não: devemos ser amigos e nunca fazer fofoca". Então o Pontífice fez outra pergunta: Vocês sabem o que é fazer fofoca? "Falar mal dos outros", responderam os jovens imediatamente.

Falar mal dos outros. Fofocar é uma coisa feia, uma coisa muito feia. E as pessoas que fofocam são pessoas que perdem sua dignidade, porque estão no negócio de sujar os outros. Caluniar é sujar os outros. Então, o que é calúnia?

Um remédio para não fofocar

Então, o que é fofoca? A essa pergunta, os jovens responderam prontamente: "Sujar os outros". Ecoando essas palavras, o Pontífice perguntou: "É bom sujar os outros?". O "não" em coro dos jovens precedeu a saudação final de Francisco, que lhes deu alguns conselhos:

"Eh, padre, eu não sei como não fazer fofoca porque me vem....". Mas eu tenho um remédio muito bom, sabem? Mordam a língua, sabem? E então vocês não vão fofocar".

Após o encontro com o Papa Francisco, os crismados e crismandos da Arquidiocese de Gênova foram aos Jardins Vaticanos para um momento de catequese.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF