Translate

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Ladaria: Humanae Vitae, texto profético capaz de unir a liberdade com a natureza

Papa Paulo VI e a Encíclica Humanae Vitea | Vatican News

O cardeal prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé falou em uma conferência dedicada à audácia do documento do Papa Montini: ideologias que rompem o vínculo entre liberdade e natureza abriram caminho para a desumanização da sexualidade.

Alessandro De Carolis – Vatican News

Uma visão "antropológica integral" sobre o amor e a sexualidade humana, entendida de acordo com o plano de Deus, que 55 anos depois de sua publicação continua a propor uma sublime verdade negada por décadas de "antropologia contraceptiva", que dividiu aquela visão unificada. Esse é o valor da Humanae Vitae, a Encíclica de Paulo VI publicada em julho de 68, destacada pelo cardeal Luís Francisco Ladaria Ferrer, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. O cardeal falou hoje, 19 de maio, no Augustinianum, na abertura de um estudo de dois dias dedicado ao documento, organizado pela Cátedra Internacional de Bioética Jérôme Lejeune.

Conexão inseparável

"A audácia de uma Encíclica sobre sexualidade e procriação" é o título da conferência e, para o cardeal Ladaria, a audácia do que Paulo VI escreveu "é muito mais profunda" do que ter resistido "às pressões" que exigiam "a aprovação do uso de anticoncepcionais hormonais nas relações sexuais dentro do matrimônio católico". A coragem da Humanae Vitae, disse o cardeal, é de "caráter antropológico" porque mostrou a vocação divina da sexualidade, ou seja, "a conexão inseparável que Deus quis" entre "os dois significados do ato conjugal: o significado unitivo e o significado procriativo".

Não mais um dom, mas um produto

Pelo contrário, continuou o prefeito do Vaticano, a moral contraceptiva que se afirmou em contraste com a Encíclica coloca a natureza, o próprio corpo, em oposição a um conceito de liberdade que pretende mudar as "condições do amor conjugal". De acordo com essa visão, argumentou o Cardeal Ladaria, o que importa é uma "união afetiva" e o ato sexual não é importante que responda "a um significado preexistente, natural ou estabelecido por Deus, mas simplesmente que seja um ato livre". Nesse sentido, disse ele, o corpo "reduzido à pura materialidade" abriu caminho, ao longo do tempo, para uma série de desvios, em particular "uma diminuição alarmante dos nascimentos e uma multiplicação do número de abortos".  O controle da natalidade por meio do uso de contraceptivos "evoluiu", ele estigmatizou, "para a manipulação artificial da transmissão da vida por meio de técnicas de reprodução assistida". Primeiro foi aceita a sexualidade sem filhos, depois foi aceita a produção de filhos sem o ato sexual. A vida produzida não é mais considerada, em si mesma, como uma 'dádiva', mas como um 'produto' e é valorizada em termos de utilidade".

Liberdade e natureza são unidade, não contraste

Uma manipulação constante, continuou o cardeal, encontrada tanto na ideologia de gênero - na qual não é o corpo que identifica uma pessoa, mas sua orientação - quanto no "transumanismo", no qual a pessoa que está sendo "reduzida à sua mente" pode transferir sua essência "para outro corpo humano, para um corpo animal, para um ciborgue, para um simples arquivo de memória". E dessa antropologia, insistiu o Cardeal Ladaria, "o ciborgue aparece como sua plena realização", uma vez que aceita a "construção do corpo e do sexo por meio da biotecnologia", um mundo - em uma síntese extrema - "sem maternidade" e, portanto, "pós-humano". Em vez disso, a Encíclica Humanae vitae, concluiu o chefe do dicastério, permanece "ainda válida", de fato profética, porque, ao rejeitar aqueles que se apresentam como "verdadeiros anti-humanismos", propõe "uma antropologia capaz de unir a liberdade com a natureza".

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF