Translate

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Vigília de Pentecostes

Pentecostes | diocesedesaomateus

VIGÍLIA DE PENTECOSTES

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai. (Sl 103/104) 

Neste sábado, dia 27 de maio, celebramos a Vigília de Pentecostes. Antes de alguma solenidade importante da Igreja, sempre acontece a vigília. Ao longo do ano, acontecem várias grandes vigílias: as mais conhecidas são: Vigília da Páscoa (a mais importante do ano e celebrada no Sábado Santo), a Vigília do Natal (celebrada na noite do dia 24 de dezembro) e a Vigília de Pentecostes (celebrada na noite que antecede a solenidade). Com a terceira edição típica do Missa romano se acrescentaram outras. 

A Vigília de Pentecostes também é uma das mais belas e importantes da Igreja, pois acontece na noite que antecede a grande solenidade de Pentecostes. Ao longo da vigília, podemos pedir que o Espírito Santo venha sobre nós com todos os seus dons. Celebrar Pentecostes é celebrar a perfeição de Deus e a totalidade de seu amor por nós. Pois os sete dons do Espírito Santo que Deus derrama sobre nós é perfeição de seu amor por nós. Deus nos escolheu e nos enviou, do mesmo modo que fez com os discípulos.  

A Vigília de Pentecostes, ao mesmo modo que as outras vigílias, celebra-se a partir das 18h. A vigília poderia ser celebrada de madrugada e ir até ao amanhecer, mas é claro que devido às questões pastorais e de segurança, a vigília é celebrada por volta das 20h. A vigília tem a duração de duas a três horas, mais ou menos. Peçamos com fervor que o Espírito Santo venha sobre a Igreja e sobre cada um de nós e renove em nós o amor a Cristo e à Igreja. Que o Espírito Santo venha em socorro da nossa fraqueza e nos dê o dom da fortaleza.  

Com a celebração da Vigília de Pentecostes somos convidados a nos abrir à ação do Espírito Santo e pedir que venha sobre nós os sete dons. O Espírito Santo vem em socorro da nossa fraqueza e nos ajuda a não perder fé e nem a esperança em dias melhores. Somos os escolhidos e amados por Deus, desde o nosso batismo pertencemos a Ele e recebemos a marca indelével do Espírito Santo. Ao longo da nossa vida, temos que viver segundo o Espírito Santo e não segundo a carne.  

Ao longo da vigília, além de pedir os dons do Espírito Santo sobre cada um de nós, tem a liturgia da Palavra com uma leitura do antigo testamento, salmo responsorial, segunda leitura e evangelho. A celebração de Pentecostes encerra as celebrações do tempo pascal, e o Círio Pascal é apagado e guardado, mas ele deve permanecer aceso no nosso coração. A cor vermelha predominante na celebração de Pentecostes indica a cor do amor que devemos pela Igreja de Cristo e nos lembra a cor do fogo, que deve abrasar o nosso coração.  

Temos como sugestão no diretório litúrgico 4 leituras do AT, salmo responsorial e duas leituras do NT. Selecionamos as leituras abaixo como oportunidade de reflexão. 

A primeira leitura escolhida é do livro de Gênesis (Gn 11, 1-9). Até então, os povos falavam uma língua só e todos se entendiam e tinham um único objetivo em comum. Até então os homens partiram do Oriente e foram parar na planície de Sinear e ali se estabeleceram. Eles tiveram a ideia de construir uma torre que atingisse o céu e dessa forma ficassem famosos. A torre se chamaria “torre de babel”. O Senhor vendo aquilo resolve intervir e ver que cidade e que torre eles estavam construindo. O Senhor percebe que aquele era só o começo de seus empreendimentos e decide descer à terra e misturar as suas línguas, ou seja, cada um falaria uma língua, de modo que não se entenderiam. E o Senhor os dispersou pela superfície da terra e eles cessaram de construir a torre. 

O salmo responsorial é o 103 (104), que nos diz em seu refrão: “Enviai o vosso espírito Senhor, e da terra toda face renovai”. Peçamos a Deus que envie o Espírito Santo e transforme o coração das pessoas. Que o Espírito Santo derrame os seus dons sobre a humanidade e os povos vivam no amor e na concórdia.  

A segunda leitura dessa vigília é de Romanos (Rm 8, 22-27). Paulo relata em sua carta aos romanos que toda a humanidade está gemendo, como em dores de parto. Um contexto bem atual para os dias de hoje, em que vivemos conflitos, guerras e tantas violências em nossas cidades. A humanidade pede socorro e geme como em dores de parto. Mas não devemos desistir da oração e de pedir com fé que o Espírito Santo venha sobre nós. Peçamos que ele venha em socorro da nossa fraqueza e nos ajude a rezar, que por meio do Espírito Santo alcancemos a salvação.  

O Evangelho escolhido para essa vigília é segundo João (Jo 7, 37-39). Jesus é a fonte de água viva que sacia a sede da humanidade. Muitos se perguntavam como Ele poderia se dar em comida e bebida? Isso só era possível graças à ação do Espírito Santo. Igualmente, nos dias de hoje, somente pela ação do Espírito Santo temos o Corpo e Sangue de Cristo.  

O Espírito Santo nos ilumina com a fé e por meio da fé podemos acreditar que aquele pão e vinho apresentados ao altar se tornaram, pela ação do espírito, em Corpo e Sangue de Cristo. Que o Espírito Santo de Deus renove a nossa fé e a nossa esperança e possamos sempre ter na Igreja a presença real de Jesus Cristo, através da Eucaristia. Que possamos abrir os nossos olhos para a fé.  

Celebremos com fé e esperança a solenidade de Pentecostes, participando das celebrações da vigília e do dia de Pentecostes. Que o Espírito Santo venha sobre cada um de nós e nos faça novas criaturas. Coloquemos em pratica a nossa fé no dia a dia e que possamos sempre crer no alimento que nos garantirá a vida eterna, que é o Corpo e Sangue de Cristo. Amém.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF