Translate

terça-feira, 16 de maio de 2023

Ano da Juventude

JMJ - Lisboa 2023 | Vatican News

ANO DA JUVENTUDE

Dom Adelar Baruffi
Arcebispo Metropolitano de Cascavel

De 01 a 06 de agosto de 2023, teremos a XXXVII Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Nossos grupos paroquiais, que são tantos, já estão se movendo para irem no encontro. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. É para todos que querem ir. Normalmente são muitas pessoas que vão, independentemente do local, como foi aqui no Rio de Janeiro, em 2013. Sempre, o ícone principal é a Cruz Peregrina, de Jesus Cristo, que acompanha os jovens pelo mundo inteiro e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, com São João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um lugar propício de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimônio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja. Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. Tendo os jovens como protagonistas principais, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo. Imaginemos tantos jovens conversando, cada um na sua língua!

Dirigindo-se particularmente aos jovens, desafiando-os a serem missionários corajosos, o Papa Francisco escreve na Exortação Apostólica Christus Vivit: “Onde nos envia Jesus? Não há fronteiras, não há limites: Ele envia-nos a todos. O Evangelho não é para alguns, mas para todos” (CV 177). Nosso Papa sempre escreve uma carta, como indicação do tema da reflexão, que neste ano será: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). A Mãe do Senhor é modelo dos jovens em movimento, jovens que não ficam imóveis diante do espelho em contemplação da própria imagem, nem “alheados” nas redes.

Assim, o Santo Padre e cada um de nós sonhamos nossos jovens: felizes e alegres, prontos para irem onde for preciso. Lembremos que estamos também no nosso Ano Vocacional de 2023. Este é o ano de se voltar para si mesmo, através de todas as dinâmicas propostas, e se perguntar: o que Deus quer de mim? Como posso seguir a Ele?

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF