Translate

sábado, 30 de dezembro de 2023

CAMINHO NEOCATECUMENAL - Como tudo começou

Kiko Argüello, Carmen Hernández e Pe. Mario Pezzi (neocatechumenaleiter)

CAMINHO NEOCATECUMENAL

2 de janeiro de 2021

Com a aprovação definitiva do Estatuto em 2008, a Santa Sé reconhece o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica para adultos que está a serviço dos Bispos como uma das modalidades da realização da iniciação cristã e da educação permanente à fé. Este itinerário de redescobrimento do Batismo, similar ao que faziam os primeiros cristãos antes de serem batizados, realiza-se normalmente nas paróquias, vivido em comunidades constituídas por pessoas de diversas idades e condição social que, gradualmente, vão sendo levados a intimidade com Jesus Cristo e a se tornarem testemunhas da Boa Nova do Salvador.

História

O Caminho Neocatecumenal começou na favela de Palomeras Altas, periferia de Madri, Espanha, em 1964.

O pintor espanhol Francisco José Gomez Arguello Wirtz (Kiko) nasceu em 1939, em León, Espanha. Apesar da carreira promissora, Kiko viveu um período de crise existencial em que questionava o sentido da vida. Após passar por uma experiência profunda de conversão, deixou tudo e apenas com um crucifixo, uma bíblia e um violão, foi viver na favela, entre os mais pobres, para que no sofrimento deles pudesse encontrar e contemplar a Jesus Cristo, seguindo as pegadas do Beato Charles de Focauld (1858-1916). Neste processo, recebeu a inspiração da Virgem Maria:

“Há que fazer comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré, que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo”.

Kiko com os habitantes da favela de Palomeras Altas, em Madri, Espanha, realizando a Celebração da Palavra na barraca em que vivia.

Neste ambiente, Kiko conheceu Carmen Hernández, espanhola nascida em Ólvega, Espanha, em 1930. Carmen graduou-se em Química e depois entrou no Instituto Feminino “As Missionárias de Cristo Jesus”. Também se licenciou em Teologia com os Dominicanos de Valência, Espanha. Descobriu a renovação do Concílio Vaticano II através do liturgista Monsenhor Pedro Farnés Scherer.

Depois de dois anos em Israel, em contato com a tradição do povo hebreu e os lugares de Terra Santa, foi para Madri com a esperança de formar um grupo de missionárias para evangelizar na Bolívia. Porém, em Madri, encontrou-se com Kiko Argüello entre os pobres e passou a morar num barraco em Palomeras Altas.

A pedido destes mesmos pobres com os quais viviam, Kiko e Carmen lhes anunciavam o Evangelho. Aqueles pobres davam uma ressonância diante da Palavra proclamada, manifestando os primeiros reflexos do amor de Deus na vida de todos, aparecendo os primeiros sinais de conversão. Assim, nasceu a primeira comunidade fundamentada sobre o tripé “Palavra de Deus, Liturgia e Comunidade”.

Dom Casimiro Morcillo, Arcebispo de Madri, entre Kiko e Carmen, em visita à Palomeras Alta

Com o passar do tempo e com o apoio do Arcebispo de Madri, na época, Dom Casimiro Morcillo, esta primeira comunidade começou a celebrar em uma paróquia próxima, e, aos poucos, este itinerário de iniciação cristã se difundiu na Arquidiocese de Madri e em outras dioceses espanholas.

Em 1968, convidados e apoiados por Dom Dino Torreggiani, Kiko e Carmen chegaram a Roma, e se estabeleceram na favela do Borghetto Latino. Com o consentimento do Cardeal Angelo Dell’Acqua, então Vigário Geral de Sua Santidade para a cidade de Roma, teve início a primeira catequização na Paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e Santos Mártires Canadenses. A partir destas comunidades, o Caminho Neocatecumenal se difundiu em dioceses de todo o mundo. Em 1971, o presbítero italiano Mário Pezzi, missionário comboniano, com a permissão de seus superiores, incorporou-se à equipe com Kiko e Carmen.

Kiko Argüello, Carmen Hernández e Pe. Mario Pezzi.

Após a morte de Carmen em 19 de julho de 2016, a missionária espanhola María Ascensión Romero passou a integrar a Equipe Internacional Responsável pelo Caminho Neocatecumenal.

María Ascensión Romero, Kiko Argüello e Pe. Mario Pezzi em audiência privada com o Papa Francisco. Kiko segura um quadro com o desenho de um retrato de Carmen Hernández feito por ele.

Atualmente, o Caminho Neocatecumenal está presente em 134 nações dos 5 continentes, com 21.300 comunidades em 6.270 paróquias.

Vocações missionárias

São inúmeros os frutos que nascem desta realidade eclesial destinada inteiramente para a Nova Evangelização. Ao longo destes 50 anos, centenas de famílias, geralmente numerosas, que fazem este Itinerário de Iniciação Cristã, deixam suas casas, cidades, trabalhos e se oferecem para ajudar na missão evangelizadora da Igreja, partindo para qualquer parte do mundo, sendo um testemunho vivo da Família Cristã nas regiões descristianizadas, preparando o surgimento de novas paróquias missionárias. Muitas vocações à vida monástica ou à vida como celibatárias missionárias também têm sido suscitadas entre as moças, assim como centenas de rapazes que se levantam para a missão ou para o seminário.

Site oficial internacional

Para mais informações e notícias sobre o Caminho Neocatecumenal, acesse o site oficial internacional, disponível em 18 idiomas, entre eles, português (BR).

https://neocatechumenaleiter.org/

Fonte: https://cn.org.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF