Translate

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O que eu penso do Natal?

Presépio do Menino Jesus
Paróquia Imaculada Conceição - Sobradinho DF
(Foto: Benjamim)

O Natal tem para mim, um significado especial!

25/12/2023

Por Benjamim  Bezerra

Deste criança, o Natal marcou a minha vida e de minha família porque  ganhávamos roupa nova para irmos a Missa do Galo na Catedral do Senhor do Bonfim em nossa cidade, Crateús - CE. E depois tínhamos a Ceia em família, que era composta de nosso Pai (José), nossa mãe (Francisca), sete irmãos: Luiz, Antônio, Assis, Manoel, João, Ribamar e Benjamim, e quatro irmãs: Ana, Stael, Graças e Terezinha. Este acontecimento ficou marcado como um selo de Deus para o resto de minha vida. Mesmo acontecido quando criança, carrego comigo esta lembrança. É como uma semente plantada dentro de mim e que nunca deixará de dar frutos.

Catedral de Crateús - CE (Foto: Folha da Igreja Católica)

Hoje participei da Missa de Natal em minha paróquia e na homilia o padre celebrante perguntou: Onde o Menino Jesus mora em você? E todos respondemos, no nosso coração. E ele continuou, mas como? Se em seu coração mora também a murmuração, o desamor, o orgulho, como Jesus pode habitar em seu coração, sendo Ele luz! Parece que ele estava falando para mim. Ele explicou que a palavra é a luz que ilumina o nosso coração para que as trevas desapareçam e troquemos o nosso coração de pedra por um coração de carne, para que Jesus possa habitar.

Presépio do Menino Jesus
Paróquia Imaculada Conceição - Sobradinho DF
(Foto: Benjamim)

Agora estou aposentado e sinto uma grande alegria quando começa o Advento e espero ansiosamente a chegado do Natal para que eu possa reviver a espera da vinda de nosso Salvador. Isto, eu agradeço aos meus pais por terem plantado esta sementinha em meu coração. Nossos pais não estão mais entre nós, mas, deixaram as lembranças e os ensinamentos. Hoje procuro fazer a Ceia de Natal e agradecer a Deus por nos ter dado uma família; eu, minha esposa Elenice e nossos dois filhos Frederico e Felipe, pois amamos imensamente o Menino Jesus e o seu Natal.

Mas, nem sempre foi assim. Teve um tempo em minha vida que me esqueci um pouco de todo este ensinamento e passei a viver o Natal como uma festa mundana onde bebia muito, me esquecia do aniversariante da noite. Quando me recordo desses fatos, bate um arrependimento de culpa por não ter valorizado o Menino Jesus como deveria. Mas isto passou. Voltei e me lembrei do tempo de criança. Hoje eu acredito que o Natal é o amor de Deus por mim por ter se encarnado no seio da Virgem Maria para me dar um sentido novo à minha vida e de toda a humanidade, porque Ele se fez Homem e habitou entre nós para nos dar o seu amor e a salvação.

Penso que o Natal é início da preparação para a Páscoa, onde Jesus Cristo vive a sua Paixão, Morte e Ressurreição, e depois Pentecostes, onde nos envia o Espírito Santo e também a Igreja para nos ensinar a viver plenamente todos os seus ensinamentos.

Um Feliz e Abençoado Natal. A Paz para todos!

Benjamim Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF