Translate

sábado, 30 de dezembro de 2023

Arrependimento e agradecimento: o duplo sentimento que a Igreja recomenda no fim do ano

chuanpis | Shutterstock
Por Francisco Vêneto - publicado em 29/12/23
É do agradecimento que brota o genuíno arrependimento.

O Diretório do Vaticano sobre a Piedade Popular e a Liturgia destaca dois sentimentos que os católicos são convidados a experimentar no final do ano:

“A piedade popular deu origem a muitos atos piedosos relacionados com o dia 31 de dezembro. Em muitas partes do mundo ocidental, o fim do ano civil é comemorado nessa data. Ela oferece uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre ‘o mistério do tempo’, que passa rápida e inexoravelmente.

Daqui deve nascer um duplo sentimento:

  • de penitência e de dor pelos pecados cometidos durante o ano e pelas ocasiões de graça perdidas;
  • e de agradecimento a Deus pelas graças e bênçãos concedidas durante o ano que passou”.

Esse duplo sentimento reflete, de fato, uma só realidade humana, já que ao mesmo tempo somos pecadores que sentem o peso da própria fraqueza e somos filhos de Deus a quem Ele está sempre disposto a perdoar e amparar, desde que Lhe permitamos.

O arrependimento é a postura que nos abre ao perdão de Deus, o que, por sua vez, nos leva ao agradecimento pelo dom imensurável da união com Ele.

Aliás, é do agradecimento que brota o genuíno arrependimento: ao contemplarmos toda a imensidão do amor de Deus por nós é que nos sentimos amados a ponto de querer retribuir a tanto amor. Portanto, o arrependimento nunca deve ser um remorso angustiante, pois Deus não quer a nossa angústia. Ele quer apenas nos amar plenamente, mas precisa do nosso consentimento, já que respeita profundamente a liberdade que Ele próprio nos concedeu.

Ao chegarmos ao fim deste ano e às portas do próximo, contemplemos estes doze meses recém-transcorridos com agradecimento e arrependimento e olhemos para os próximos doze com muita fé, esperança e amor.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF