Translate

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Olhar o presépio com a pureza das crianças

Crianças da Catequese da Paróquia São João Batista em Campos - RJ (Foto: Arhyadniz Goulart de Ávila)

Celebrar os 800 anos do Presépio de São Francisco com um olhar das crianças revelando as lições do Natal, do amor de um Deus pela humanidade. Na Diocese de Campos as crianças da Catequese da Paróquia São João Batista fizeram de forma simples a representação que emocionou a comunidade eclesial.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

O que parecia uma simples brincadeira de criança revela o olhar de pureza e simplicidade das crianças que tiveram uma lição de espiritualidade preparando para viver o verdadeiro sentido do Natal. Foi que inspirou as catequistas da Pré – Catequese da Paróquia São João Batista em Campos dos Goytacazes (RJ) - e foi um momento de evangelização. 

A Catequista Vanessa da Silva Ribeiro de Oliveira aponta a apresentação como uma forma de apresentar de forma lúdica o sentido da preparação para a Festa do Natal em seu verdadeiro sentido. E colocar em foco esse tempo litúrgico do Advento. Foi animada a representação, mas que atingiu as crianças e a toda comunidade.

Como explicar para crianças algo tão grandioso de uma maneira simples e clara? Com alegria e de coração para coração. O caminho para alcançar a Deus deve ser divertido e somente por meio do amor conseguimos compartilhar o Tesouro da Fé.

Crianças da Catequese da Paróquia São João Batista (Foto: Arhyadniz Goulart de Ávila)

Conversamos com os catequizandos da pré-catequese sobre um homem, muito piedoso, que tentava explicar aos camponeses de uma cidadezinha chamada Gréccio, como havia sido o nascimento de Jesus, mas que apesar da boa intenção, ele percebeu que as pessoas não estavam entendendo. Esse homem chamado Francisco ficou pensando em uma forma de melhor explicar e foi através de São Francisco de Assis que iniciou essa bonita tradição. Após contar essa história, perguntamos se eles gostariam de ajudar as pessoas da nossa cidade de Campos dos Goytacazes a sentir o que São José, a Virgem Maria e Jesus sentiram e tentar compreender e contemplar a simplicidade em que Jesus veio ao mundo através de uma apresentação do presépio, reunindo suas famílias e comunidade para chamar a atenção para o simples da vida e para rezar diante do Presépio.  O mais importante de toda a nossa vivência e convivência, e que realmente não esqueceremos e será o nosso maior tesouro, foram os momentos que passamos juntos, catequistas, catequizandos e suas famílias! Vivemos o verdadeiro Natal e que deve ser celebrado todos os dias, enfatiza Vanessa da Silva Ribeiro de Oliveira

“Como catequista, acho necessário apresentar para as crianças, de forma lúdica que, com o Advento, iniciamos um novo tempo litúrgico. Assim, mostro a diferença entre o ano litúrgico e o ano civil. Então elas começam a entender que o Advento é um tempo de preparação para o Natal de Jesus, tempo de vigília e oração. Desta forma, começam a entender o significado do presépio com os personagens nele representados. Marion Barreto Ribeiro, Catequista da Paróquia São João Batista de Campos dos Goytacazes.

Crianças da Catequese da Paróquia São João Batista (Foto: Arhyadniz Goulart de Ávila)

A Catequista. Marion Barreto Ribeiro chama atenção para através do presépio inserir as crianças na vivência do tempo do Advento já preparando para celebrar o Natal com gestos concretos de solidariedade e de partilha e de empatia com aqueles que precisam de ter neste tempo um pouco de alegria.

Catequista (Foto: Arhyadniz Goulart de Ávila)

O presépio nos ajuda na espiritualidade do Natal. Proponho algumas ações a serem realizadas durante as quatro semanas do Advento, como: fazer alguém sorrir, distribuir brinquedos que já não usam, fazer uma pequena penitência, etc. Nesta tarefa, procuro envolver a família, pontua Marion Barreto Ribeiro,

Foto: Arhyadniz Goulart de Ávila

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF