Translate

domingo, 24 de dezembro de 2023

Mensagem de Natal: Renovar a esperança

Luz do Senhor (Vatican News)

O Natal nos convida a renovar a esperança, pois “Um menino nasceu, um filho nos foi dado” (Is 9,6) e a vida renasce sempre que uma criança vem ao mundo.

Padre Edvino Sicuro

No mundo em guerra em que estamos vivendo, a nossa mensagem de Natal não pode ser outra, senão uma prece como fizeram os anjos na noite em Belém: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”. Que haja paz! Que a humanidade aprenda a vier em paz, em harmonia.

Como cristãos temos duas grandes festas que marcam  a nossa fé: Encarnação e Ressurreição. A mais importante é a Ressurreição,- a Páscoa - mas devido ao aspecto comercial o Natal ganha destaque. Todavia se Jesus não tivesse ressuscitado, “vã seria a nossa fé” (1Cor 15, 18).

No tempo natalino, muitas pessoas se preocupam com o exterior: a decoração das casas, ruas, parques e se esquecem de preparar o seu interior, purificando seu modo de agir, fazendo uma revisão de vida e retomando os verdadeiros valores cristãos.

O Natal nos convida a renovar a esperança, pois “Um menino nasceu, um filho nos foi dado” (Is 9,6) e a vida renasce sempre que uma criança vem ao mundo. O pessimismo e o medo devem desaparecer do meio de nós. Não há mais lugar para o individualismo, nem para as ideologias. O Evangelho é agora uma pessoa: Jesus. “Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens” (Jo 1,4)

Em minha vida o Natal é um tempo de alegria que se prolonga nos dias do novo ano, pois creio na ressurreição e na presença de Jesus em nossa história, iluminando nosso caminhar, incentivando-nos a lançar as redes em águas mais profundas e não temendo as ondas do mar do mundo que querem nos afundar.

Ter fé é não deixar que os problemas e obstáculos do caminho nos impeçam de ir adiante e olhar o futuro com os olhos de Deus, porque “Ele é maior que todos e ninguém pode nos arrebatar de suas mãos”.

Sempre é Natal quando fazemos atos de bondade porque damos esperança a alguém, que necessita de nós. Há sempre mais alegria em dar do que em receber. Baseando-me nessa afirmação, minha mensagem de Natal é que apressadamente nos dirijamos a Belém,(que hoje é o nosso mundo) como foram os pastores, os magos e ofereçamos o melhor de nós para Jesus que está presente nos irmãos e irmãs mais necessitados. O Natal de verdade vai acontecer porque Ele nascerá nos gestos de fraternidade.

Feliz e Santo Natal!

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF