Translate

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

O mundo inteiro à espera da resposta de Maria a Gabriel

Uffizi Galleries-(CC BY-SA 4.0)
Por Philip Kosloski - publicado em 21/12/23
Os escritos de São Bernardo enfatizam o quanto o mundo dependia daquele “sim”.

Em pleno tempo do Advento, A Liturgia das Horas traz uma bela reflexão sobre a Anunciação, escrita por São Bernardo de Claraval.

O sermão de São Bernardo imagina o mundo inteiro esperando pela resposta da Virgem Maria ao Anjo Gabriel:

“Ouviste, ó Virgem, que vais conceber e dar à luz um filho, não por obra de homem — tu ouviste — mas do Espírito Santo. O Anjo espera tua resposta: já é tempo de voltar para Deus que o enviou. Também nós, Senhora, miseravelmente esmagados por uma sentença de condenação, esperamos tua palavra de misericórdia.”

Ele, então, dá um passo adiante e considera o que Adão e os patriarcas do Antigo Testamento estariam pensando, se estivessem olhando para a cena:

“Ó Virgem cheia de bondade, o pobre Adão, expulso do paraíso com a sua mísera descendência, implora a tua resposta; Abraão a implora, Davi a implora. Os outros patriarcas, teus antepassados, que também habitam a região da sombra da morte, suplicam esta resposta. O mundo inteiro a espera, prostrado a teus pés.”

Os escritos de São Bernardo enfatizam o quanto o mundo dependia daquele único “Sim”. A salvação do mundo inteiro dependia da resposta da Virgem Maria:

“Apressa-te, ó Virgem, em dar a tua resposta; responde sem demora ao Anjo, ou melhor, responde ao Senhor por meio do Anjo. Pronuncia uma palavra e recebe a Palavra; profere a tua palavra e concebe a Palavra de Deus; dize uma palavra passageira e abraça a Palavra eterna.”

Embora a nossa resposta a Deus não seja tão importante, podemos imaginar estas palavras finais dirigidas a nós , encorajando-nos a dizer “Sim” a Deus nas nossas próprias vidas:

“Abre, ó Virgem santa, teu coração à fé, teus lábios ao consentimento, teu seio ao Criador. Eis que o Desejado de todas as nações bate à tua porta. Ah! se tardas e ele passa, começarás novamente a procurar com lágrimas aquele que teu coração ama! Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela entrega a Deus, abre pelo consentimento. Eis aqui, diz a Virgem, a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38).”

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF