Translate

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

ANÁLISES: Dois povos, dois estados

Dois povos, dois estados (Odair Cunha - Brasil 247)

Arquivo 30Dias - 12/1998

Dois povos, dois estados

«Esta é a solução. Talvez alguém não reconheça, alguém não queira dizer. Mas é apenas uma questão de tempo." Shimon Peres fala.

Entrevista com Shimon Peres por Giovanni Cubeddu

De acordo com uma pesquisa oficial, no dia seguinte dos acordos de Wye Plantation, 75% dos israelenses tinham aprovado com sua própria confiança o pacto assinado pelo ex- Ministro Benjamin Netanyahu. Em certo sentido, encurralando-o, forçando a relutância natural do Likud e, mais geralmente, do direito israelita em benefício do processo de paz. Essa pesquisa também destacou o crescimento de um sentimento moderado, agora também testemunhado pelo nascimento de novas listas e novos candidatos que, tendo em conta as eleições marcadas para 17 de Maio de 1999, sim caracterizam como centristas, concorrentes tanto do Partido Trabalhista quanto do Likud.

A Shimon Peres, ex-primeiro-ministro e historiador Líder trabalhista (e após a morte de Rabin, o único porta-estandarte do sonho de uma “Novo Médio Oriente”) pedimos uma análise do momento político que Israel está vivendo.

«O que Netanyahu fez em Wye Plantation”, diz Peres, “é uma vitória de todos nós. O problema mais importante permanece em aberto: a solução para a paz permanente. O Likud perdeu o seu viés ideológico. Ele estava disposto devolver 13% da Cisjordânia, e isso é um compromisso territorial. Antes de Wye Plantation ele não voltaria nem mesmo um palmo. Tudo bem, bem-vindo ao clube! Os 75 por centenas de israelenses aprovam, e acredito que o Partido Trabalhista deveria colocar-se à frente da vontade nacional, na primeira fila ao serviço do País, e não aparecer ou ser alguém que queira fazer cálculos de papel. Seria um erro. Devemos olhar para a paz e à unidade como a dois fundamentos”. 

Você sabe que agora temos 13 governos na Europa “esquerda”, a última é justamente a italiana presidido pelo Honorável D'Alema...

Shimon Peres: …sim, você tem um comunista com a aprovação do Papa... 

…enquanto agora Israel parece estar se movendo em direção uma posição centrista. É mesmo? 

Peres: Centrista politicamente, mas não socialmente. Na Europa, após a criação do Mercado Comunidade Europeia e a União Europeia, foi A política europeia foi “economizada”. Agora acho que queremos isso em vez disso, “socializar” a economia. Esquerda e direita têm dois significados. Uma em termos políticos: diga guerra ou paz, faça concessões ou não. A outra é a distância entre um temperamento economia social ou gestão com critérios puros barato. A Europa escolheu o caminho social. Mas este é um questão econômica, não de política externa. Aqui, porém, avançamos para o centro simplesmente porque o Likud está a mover-se para o centrar-se em questões de paz. O que certamente não me arrependo. Pelo contrário, Acho que é um ótimo resultado e estou feliz com isso.

A mudança para o centro dos conservadores e do Likud um futuro político ou é de curta duração? 

Peres: O que os tem empurrados para Wye Plantation também os empurrarão para o futuro. eu não acho temos mais de uma solução: Israel deve decidir se quer ser um estado binacional ou ter dois estados com boas relações de vizinhança. PARA na minha opinião, a solução é ter dois estados. É apenas um questão de tempo. O Likud também chegará lá. Talvez possamos resolver isso mais um ano, talvez dois, mas certamente criaremos um estado Palestino, ah, sim! E em vez de dois povos no mesmo estado eles se odeiam e se matam, como no Kosovo, em Bósnia, dois estados melhores para viverem juntos. E então, que tipo de relacionamento deveria haver entre os dois estados? Sendo um rico e o outro pobre? Erro. Devemos também ajudar os pobres a enriquecerem. Esse é a solução. Talvez alguém não reconheça, alguém não reconheça Isso significa. Mas é apenas uma questão de tempo. 

Acredita verdadeiramente que a criação do Estado palestino a situação mudará e não, em vez disso, que as pessoas continuarão a odiando uns aos outros por trás de suas próprias fronteiras? 

Peres: Não. Você não pode ter o cem por cento de segurança se você não der cem por cento às pessoas da liberdade. Você não pode ter cem por cento de segurança se dar setenta por cento de liberdade. Hoje, Jordanianos e Palestinos eles são as mesmas pessoas. Porque confiamos nos Jordanianos e não nos Palestinos? Não são pessoas diferentes, têm status e situações diferentes. Então, vamos mudar a situação, vamos também dar liberdade aos palestinianos e independência, para que possamos viver juntos. Porque eu Os palestinos não estão interessados ​​no terror: Arafat teme o terror da mesma forma que Netanyahu. Porque terror significa que ele não ele é mais senhor em sua própria casa do que tem um exército dentro o exército, e que está contra ele. Assim, com Arafat temos o mesmo interesse. 

Será que Arafat será capaz de bloquear os extremistas do Hamas? 

Peres: Provavelmente sim, se lhes dermos mais oportunidades para o fazer. 

No acordo Wye Plantation, para garantir a obrigações relacionadas com a segurança, a CIA assume um papel incomum mediador entre as partes. Você concorda? 

Peres: Bem, eu teria consertado as coisas de forma diferente, mas tudo bem. 

Quanto ao status final de Jerusalém, o O "Ministro dos Negócios Estrangeiros" do Vaticano manifestou o desejo de que «as esperanças das comunidades de crentes, isto é, judeus, Cristãos e Muçulmanos, que eles estejam presentes nas mentes dos negociadores»…

Peres: Veja bem, nós negociamos com o Vaticano em questões religiosas, não em questões de política. O Vaticano não é um órgão político. Então se eles querem sentar para discutir ideias religiosas, ok, mas não aquelas políticas.

Na Terra Santa certamente não é fácil separar claramente essas duas realidades…

Peres: Não é Assim. Podemos dividir a Terra Santa numa situação política e em outro religioso. Penso que a questão de Jerusalém é politicamente fechado e religiosamente aberto. São duas coisas diferentes. 

Então você não ajudaria o Vaticano a estar presente de alguma forma para as negociações? 

Peres: Não para as negociações políticas. 

Para os religiosos? 

Peres: Sim, claro sempre discutimos. Sim.

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF