Translate

quinta-feira, 11 de abril de 2024

LITURGIA: A fé da Igreja

Jesus na cruz nos dá sua vida (Comunidade Oásis)

Arquivo 30Dias – 04/2010

A fé da Igreja

Os méritos do Sacrifício da Cruz não têm limites, mas é absolutamente necessário que todos entrem em contato vital com este Sacrifício.

por Gianni Valente

A fé da Igreja expressa no decreto De iustificatione do Concílio de Trento (capítulo 3: Qui per Christum iustificantur ) é explicada em palavras, fáceis de compreender, pelo Papa Pio XII na encíclica sobre a liturgia Mediator Dei (nn. 62 -64). «Os méritos do Sacrifício da Cruz, de facto, infinitos e imensos, não têm limites: estendem-se à universalidade dos homens de todos os lugares e de todos os tempos, porque, nele, sacerdote e vítima é o Deus-Homem; porque a sua imolação, bem como a sua obediência à vontade do Pai Eterno, foi mais perfeita, e porque Ele quis morrer como Cabeça da raça humana: “Considere como foi tratado o nosso resgate: Cristo está pendurado no madeiro: veja a que preço Ele comprou... .; derramou o seu sangue, comprou com o seu sangue, com o sangue do Cordeiro imaculado, com o sangue do Filho único de Deus... Quem compra é Cristo, o preço é o sangue, a posse é o mundo inteiro” (Agostinho, Enarrationes nos salmos 147, 16). 

Esta redenção, porém, não teve o seu pleno efeito imediato: é necessário que Cristo, depois de ter redimido o mundo com o preço mais caro de si mesmo, entre na posse real e eficaz das almas. Portanto, para que, com a aprovação de Deus, a sua redenção e salvação se cumpram para todos os indivíduos e para todas as gerações, até ao fim dos tempos, é absolutamente necessário que todos entrem em contato vital com o Sacrifício da Cruz, e assim os méritos que dela derivam são transmitidos e aplicados a todos. Pode-se dizer que Cristo construiu no Calvário um tanque de purificação e salvação que encheu com o sangue que derramou; mas se os homens não mergulharem nas suas ondas e não lavarem as manchas das suas iniquidades, certamente não poderão ser purificados e salvos. Portanto, para que os pecadores individuais sejam purificados no sangue do Cordeiro, é necessária a colaboração dos fiéis.

 Embora Cristo, falando em geral, tenha reconciliado todo o gênero humano com o Pai através da sua morte sangrenta, ele quis, no entanto, que todos se aproximassem e fossem conduzidos à Cruz através dos sacramentos e do Sacrifício da Eucaristia, para alcançar os frutos saudáveis conquistado por Ele na Cruz."

 Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF