Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2024

«Tu és o Bom Samaritano...»

Dom Orione nas escadas do Instituto San Filippo em foto de 1938 | 30Giorni
Arquivo 30Dias - 04/2004

ANIBALE MARIA DA FRANÇA E LUIGI ORIONE

«Tu és o Bom Samaritano...»

"...Todo mundo sabe; Eu sei disso melhor do que ninguém." Assim escreveu Ernesto Buonaiuti a Dom Orione. Dom Roberto Simionato, geral da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, fala da magnanimidade e do ardor do fundador.

por Giovanni Cubeddu

A sede da Pequena Obra da Divina Providência fica em Roma, na Via Ápia, atrás da paróquia de Ognissanti que o próprio Dom Orione mandou construir. É lá que nos encontramos com o geral da Congregação, Dom Roberto Simionato, para falar de Dom Orione que será canonizado no domingo, 16 de maio.

«Acredito na graça que vem de uma canonização. Há anos que o esperamos, desde 1980, desde a data da beatificação de Dom Orione. Já sabíamos em nossos corações que ele era um santo, pelo conhecimento de sua vida e pelos milagres vistos e ocorridos. É uma grande e bela responsabilidade diante de Deus ser filhos de Dom Orione, de São Luís Orione. Eles olharão para ele e olharão para nós, e isso nos obrigará a ser humildes, a pedir ainda mais ajuda a Deus e a Dom Orione”. 

O que você mais ama em Dom Orione? 

Roberto Simionato : Sua pessoa e sua paixão. Quando eu era mais jovem e lia seus escritos, às vezes me parecia enfático que ele sempre pedia algo mais de si mesmo e de seu povo, querendo fazer algo mais por Jesus e pela Igreja do que qualquer outra pessoa. Agora, o seu ardor é o que mais permanece nos meus olhos e na minha alma. Gastou tudo por Jesus, Dom Orione, e foi, é, alguém que está atento aos fatos, porque para ele “o povo tem o bolso cheio de palavras”. 

O Papa disse que Dom Orione “tinha o temperamento e o coração do apóstolo Paulo...”. 

Simionato: E desde então nós, orionitas, tornamos o apóstolo Paulo cada vez mais nosso. 

O Papa acrescentou também que Dom Orione era “terno e sensível até às lágrimas”. 

Simionato : Luigi Orione era um homem austero, com aquela virilidade antiquada que parecia resistente ao choro. Mas mais de uma pessoa que o conheceu me contou sobre sua ternura e compaixão. Aos que se encontravam em adversidades ou sem qualquer apoio familiar, soube dizer: “A partir deste momento serei o vosso pai e a vossa mãe”, tomando-lhes o rosto nas mãos. 

«...Incansável e corajoso até à ousadia». 

Simionato: Foi um dos primeiros a ajudar as vítimas do terremoto de Messina e Reggio Calabria, e permaneceu na Sicília durante anos, embora sua família ainda fosse muito jovem e tivesse poucos membros... Como também fez depois do terremoto de Avezzano .

Paulo VI no pátio de San Filippo por ocasião da visita de março de 1965 | 30Giorni

Dom Orione pediu que os seus religiosos fossem o “arditi” do papa, o “garibaldini” do papa e disse: «Não quero presunçosos, mas nem coelhos» e «a pusilanimidade é contrária ao espírito do nosso Instituto ». Em 1981, ao reescrever as constituições, alguns de nós nos perguntamos se seria correto deixar esta citação, como se os outros Institutos da Igreja fossem covardes... Mas no final respeitamos o nosso santo fundador, porque para ele coragem e magnanimidade vem de Deus, é Ele quem nos dá «uma coragem muito superior à força que sentimos».

«...Reunindo altas personalidades políticas e culturais, iluminando homens sem fé, convertendo pecadores...».

Simionato: As relações de Orione com o modernismo – Ernesto Buoniauti, Romolo Murri, Tommaso Gallarati Scotti, etc. – são um belo e conhecido capítulo do seu apostolado. Buonaiuti escreveu-lhe: «Tu és o Bom Samaritano. Todo mundo sabe; Eu sei disso melhor do que ninguém." Para fazer o bem, Dom Orione envolveu-se em problemas. Escreveu também a Mussolini, «como italiano e como papa», para que decidisse encerrar a questão romana e chegar a uma conciliação entre o Estado e a Igreja na Itália. Foi solicitado pelos papas e pelos dicastérios do Vaticano como mediador em assuntos delicados - por exemplo o do Padre Pio de Pietrelcina nos anos difíceis - para resolver situações controversas, para reunir padres que estavam distantes por ideias ou mal-entendidos sobre a sua vida sacerdotal. status. 

Onde está hoje a Pequena Obra da Divina Providência? 

Simionato: Em trinta e dois países. A primeira partida, por sugestão de Pio O atual bairro Appio nasceu em torno da freguesia de Ognissanti e do Instituto San Filippo. Enviou missionários e foi ele próprio missionário na América Latina de 1921 a 1922 e entre 1934 e 1937. Na Argentina, no Brasil e no Uruguai ainda existem muitas comunidades que foram fundadas pelo próprio Dom Orione. Ele foi para o Chile de avião. Em 1923, ele também iniciou sua Congregação na Polônia, que ainda hoje prospera com religiosos e freiras (o secretário da Conferência Episcopal Polonesa foi um bispo orionita, Bronislaw Dabrowski, durante 25 anos). A Congregação se espalhou para o Oriente, para a Palestina, para Rodes, para a Albânia. Depois rumou para o mundo anglo-saxão, Inglaterra e Estados Unidos. Após a morte do fundador, o impulso missionário nunca diminuiu, dirigindo-se para outros países latino-americanos, como Venezuela, México, Peru, e depois para algumas nações africanas, como Madagascar. Depois da queda do Muro de Berlim, respondemos ao pedido de ajuda das Igrejas da Europa Oriental: estamos na Roménia, na Bielorrússia, na Ucrânia... Os últimos locais de desembarque dos Orionitas são as Filipinas e a Índia.

Dom Orione conduz procissão eucarística ao santuário do Amor Divino | 30Giorni

E a Rússia?

Simionato: Em Dom Orione havia a aspiração à unidade das Igrejas, para fazer com que – como diziam na época – “a confusão dos sacrários” desaparecesse. Dom Orione deixou claro que ia para a Polónia – sempre fidelis na fé cristã e no apego ao papado – olhando para o Oriente, para um dia entrar na Rússia, para trabalhar pela unidade com as Igrejas irmãs mas separadas. Temos um traço da paixão de Dom Orione pelo Oriente na felicidade expressada quando pôde acolher um grupo de refugiados arménios que escaparam ao massacre do seu povo. Oito deles tornaram-se clérigos da congregação. Respeitava seus ritos e costumes e já sonhava partir com eles para novas fronteiras da caridade. «Em tudo o que não afeta ou diminui o espírito de Deus, a fé, a doutrina, a moral, a Igreja, as regras, usamos os costumes, os costumes dos diferentes povos para ganhá-los, como diz o apóstolo Paulo, poder fazer o bem maior", afirmou Dom Orione. Acredito que na época de Dom Orione a palavra inculturação nem existia, mas estava muito presente no seu modo de vida. Por exemplo, ele pediu aos seus sacerdotes missionários na Polónia que vivessem ao estilo polaco, comessem e se vestissem ao estilo polaco e nunca fizessem comparações, e que se não pudessem dizer coisas boas sobre alguém, então deveriam manter-se calados. Teve grande flexibilidade e abertura para anunciar Cristo e “fazer um pouco de bem às almas”. Ele não queria um hábito próprio para os membros de sua Congregação. «Na Sicília usei robbone siciliano», lembrou; «Don Piccinini na Inglaterra está vestido como pastor protestante, mas com colarinho. Você aqui na Argentina usa seu chapéu assim, como cocheiro, e se sai muito bem." E deu o exemplo de Matteo Ricci que, por esta atitude aberta na China, também sofreu mal-entendidos por parte da Igreja, embora o valor do seu testemunho tenha sido posteriormente reconhecido. 

Em todos os anos que você viveu na família Orione, qual episódio mais o fez pensar em Dom Orione?

Simionato: Muitos episódios. Tenho a imagem de um irmão que aos 76 anos partiu para a missão, “onde há maior necessidade”, disse. E ainda está lá. Como não pensar no “devemos morrer em pé” de Dom Orione? Quando eu era jovem pároco, aconteceu-me de despedir um pouco precipitadamente uma pessoa que tinha chegado, como noutras ocasiões, para mendigar ao fim do dia, enquanto eu fechava as portas. Um irmão idoso viu-me e chamou-me à parte com muita bondade, dizendo: “Dom Orione ensinou-nos que os pobres não devem deixar-nos zangados”. Em 1991, o Cardeal Sin confiou-nos uma missão em Manila, num subúrbio, Smoking Mountain, o enorme aterro sanitário da cidade, onde deveríamos cuidar de 70 a 80 mil pessoas, muito mais do que hoje. Dois dos nossos sacerdotes foram para lá viver e não se recusaram a oferecer tudo a Deus, naquelas condições, tanto que adoeceram e faleceram, com poucos meses de diferença um do outro. Depois, pela graça de Deus, a missão continuou e tivemos também vocações locais. E gostaria de concluir onde comecei. Acredito na graça que São Dom Orione pode nos dar com novas vocações. Quando ele foi abençoado anos atrás, foi assim. E também reavivou a nossa vocação com o conforto que nos veio da fé daqueles que nos olhavam, orionitas, não pelos nossos méritos. 

Passagens inéditas retiradas dos Escritos de Dom Orione. 

Arquivo da Pequena Obra da Divina Providência, Roma «Quando o povo parecer arrancado de Deus para sempre, então despertará como um homem forte e compreenderá que só Cristo é a sua vida e a sua felicidade, e uma voz grande e angustiada invocarão o Senhor, o Deus da misericórdia. Bastará então erguer um Crucifixo, para que o povo caia a seus pés, para subir novamente para uma vida superior. Mesmo que os altares sejam derrubados, e as pedras vivas do Santuário sejam espalhadas, e pior, até que um toco Daquele que adoramos ou um pedaço do manto de Maria permaneça nas ruínas, será suficiente, ó irmãos, isso será suficiente!" «Pois o futuro pertence a Cristo Ressuscitado, ao Rei invencível! Cristo é a palavra divina que regenera: é o caminho para toda a grandeza moral: é a vida de toda a liberdade! Cristo é a fonte de amor e de paz da qual cada coração deve esperar o conforto: ele é a luz da qual cada povo pode esperar o crescimento. Parece-me vê-lo avançar ao grito angustiado do povo... Aí vem ele, trazendo no coração e na mão a Igreja, as lágrimas e o sangue dos pobres: a causa dos humildes, dos aflitos, dos oprimidos, as viúvas, dos órfãos e dos excluídos”. Escritos, 61, 120-121 «Eleva o povo, mitiga a sua dor, cura-o. Devemos nos preocupar com as pessoas.

A Obra da Divina Providência é para o povo. Vamos ao povo. Precisamos nos recompor. Evite palavras: temos muitos letristas: o milagreiro será trazer as multidões de volta à sua fé ancestral, trazê-las de volta ao Pai, à Igreja; um trabalho popular"

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF