Translate

domingo, 21 de abril de 2024

Por que Jesus, Bom Pastor, dá a vida pelas suas ovelhas?

©Zwiebackesser/Shutterstock
Roberto Mena publicado em 07/05/17 atualizado em 19/04/24
Jesus diz “Eu sou o Bom Pastor” porque se preocupa com o seu rebanho, mas mais importante ainda, ele os ama tanto que dá a vida pelas suas ovelhas.

“Eu sou o Bom Pastor” ( João 10:11 ) é a quarta das sete declarações “eu sou” de Jesus registradas apenas no Evangelho de João. Essas proclamações “Eu sou” apontam para Sua identidade e propósito divinos e únicos.

Imediatamente após declarar que Ele é “a porta” em João 10:7 , Jesus declara: “Eu sou o bom pastor”. Ele se descreve não apenas como “o Pastor”, mas como “o Bom Pastor”.

Deve ser entendido que Jesus é “o Bom Pastor, não simplesmente “um bom pastor, como outros podem ser, mas único em caráter ( Salmo 23 , Zacarias 13:7 , Hebreus 13:20 , 1 Pedro 2:25 ; 1 Pedro 5, 4 ).

Aquele que protege e nutre

A palavra grega kalos , traduzida como “bom”, descreve o que é nobre, saudável, bom e belo, em contraste com o que é mau e desagradável. Significa não apenas o que é bom internamente, mas também o que é atraente externamente. É uma bondade inata.

Portanto, ao usar a frase “o bom pastor”, Jesus está se referindo à Sua bondade inerente, à Sua justiça e à Sua beleza. Como pastor das ovelhas, Ele é quem protege, guia e nutre o Seu rebanho.

Assim como fez ao declarar que Ele é “a porta das ovelhas” em João 10:7 , Jesus está traçando um contraste entre Ele e os líderes religiosos, os fariseus ( João 10:12-13 ).

Ele os compara a um “comerciante” ou “mercador” que não se importa com as ovelhas.

O pastor cuida do seu rebanho

Imagem de Jesus como Bom Pastor que cuida de suas ovelhas.

Shutterstock | Brian Dunne

Em João 10:9 , Jesus fala de ladrões e ladrões que tentavam se infiltrar no rebanho. Nessa passagem os líderes judeus (fariseus) são contrastados com Cristo, que é a Porta. Aqui, em João 10:12 , o mercenário é contrastado com o pastor verdadeiro ou fiel que voluntariamente dá a vida pelas ovelhas.

Quem é “assalariado” trabalha por salário, que é a sua principal consideração. Sua preocupação não são as ovelhas, mas ele mesmo.

Curiosamente, os pastores antigos geralmente não eram os donos do rebanho. No entanto, esperava-se que eles exercessem o mesmo cuidado e preocupação que os proprietários. Isto era característico de um verdadeiro pastor.

No entanto, alguns dos mercenários pensavam apenas em si mesmos. Como resultado, quando um lobo apareceu – a ameaça mais comum para as ovelhas naquele dia – o comerciante abandonou o rebanho e fugiu, deixando as ovelhas para serem dispersas ou mortas ( João 10:12-13 ).

Proteja as ovelhas indefesas

Primeiro, para compreender melhor o propósito de um pastor durante o tempo de Jesus, é útil perceber que as ovelhas são totalmente desamparadas e totalmente dependentes do pastor. As ovelhas estão sempre sujeitas a perigo e devem estar sempre sob a supervisão de olhar atento do pastor enquanto pastam.

Pelos vales, chuvas fortes e repentinas podem varrê-los, ladrões podem roubá-los e lobos podem atacar o rebanho. Davi conta como matou um leão e um urso enquanto defendia o rebanho de seu pai como pastor ( 1 Samuel 17:36 ).

Neve acumulada no inverno, poeira cegante e areias escaldantes no verão, longas e solitárias horas todos os dias, tudo isso o pastor espera pacientemente pelo bem-estar do rebanho. Na verdade, os pastores eram frequentemente submetidos a graves perigos, às vezes até dando a vida para proteger as suas ovelhas.

Ele dá a vida pelas suas ovelhas

Da mesma forma, Jesus deu Sua vida na cruz como “o Bom Pastor” por conta própria. Aquele que salvaria os outros, mesmo tendo o poder, não escolheu salvar a si mesmo. “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” ( Mateus 20:28 ).

Através do Seu sacrifício voluntário, o Senhor tornou possível a salvação para todos os que se achegam a Ele com fé. Ao proclamar que Ele é o Bom Pastor, Jesus fala em “dar” a vida pelas Suas ovelhas ( João 10:15, 17-18 ).

A morte de Jesus foi divinamente designada. Somente através dele recebemos a salvação.

"Eu sou o bom pastor; E eu conheço as minhas ovelhas e das minhas sou conhecido” (João 10:14)

Além disso, Jesus deixa claro que não foi apenas pelos judeus que Ele deu a vida, mas também pelas “outras ovelhas que tenho que não são deste aprisco; também eu os trarei, e eles ouvirão a minha voz; E haverá um rebanho e um pastor” ( João 10:16 ). As “outras ovelhas” são claramente uma referência aos gentios. Como resultado, Jesus é o Bom Pastor de todos, judeus e gentios, aqueles que passam a acreditar Nele ( João 3:16 ).

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF