Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Hoje é celebrado são Telmo o Confessor, padroeiro dos marinheiros e navegantes

São Telmo | ACI Digital

Hoje (15), a Igreja celebra são Pedro González Termo, popularmente conhecido como são Telmo (1190-1246), padre espanhol que iniciou sua carreira eclesiástica como cônego em sua cidade natal, Palência, e depois entrou para a Ordem dos Pregadores (Dominicanos).

“Salvo” pela tradição da Igreja

São Telmo é considerado o santo padroeiro dos marinheiros, embora não tenha recebido formalmente esse título. Ele não se chamava "Telmo", por isso há uma certa confusão histórica sobre ele. Parece que o nome pelo qual ele ficou conhecido ao longo da história é uma mudança de seu sobrenome materno.

São Telmo 'o confessor' foi beatificado em 1254 pelo papa Inocêncio IV, e detém a condição de 'santo' de forma excepcional graças à intervenção do papa Bento XIV, que, em 13 de dezembro de 1741, aprovou o seu culto de forma universal pela via da 'equipollens canonizatio' [canonização equivalente]. Ou seja, no caso de Telmo, o papa decidiu omitir o processo tradicional seguido para declarar alguém “santo”. Isso só pode acontecer quando a veneração de um servo de Deus vem de tempos antigos e se mantém constante ao longo dos séculos.

Buscando a glória deste mundo, ele encontrou os tesouros contidos na humildade

Pedro González nasceu em 9 de março de 1190, em uma família de prestígio. Era natural de Frómista, Palência, Espanha, onde seu tio Tello Téllez de Meneses ocupava a sede episcopal. O bispo favoreceu-o enviando-o para os 'Estudos Gerais' da cidade, nome pelo qual era conhecida a Universidade de Palência. Mais tarde, o bispo fez dele um cônego e concedeu-lhe o título honorário de reitor - um título eclesiástico geralmente concedido aos cônegos mais antigos. Obviamente, “Telmo” não atendia esse requisito na época, por isso passou a ser considerado por todos como o protegido do bispo.

Embora não atendesse aos requisitos, ele tinha uma capacidade de eloquência e uma inteligência acima da média. Nos Estudos Gerais, Telmo havia demonstrado claramente seu talento para a retórica cristã ou homilética.

Teve que se levantar da lama

Porém, Deus tem seus caminhos e estes geralmente não coincidem com os nossos. Segundo a tradição, Telmo apareceu para receber o cargo de reitor, excessivamente espirituoso, elegante e montado a cavalo. Sua vergonha foi grande quando o cavalo tropeçou e ele acabou no chão coberto de lama, tomado pelas risadas e zombarias dos moradores. Este acontecimento fortuito, do qual outros poderiam facilmente ter se recuperado, atingiu a autoestima de Telmo. Depois de um breve período de reflexão, tomou um rumo inesperado: pediu para ser admitido na Ordem dos Pregadores e entrar para o mosteiro que o próprio são Domingos de Guzmán havia fundado em Palência.

Frei Pedro foi nomeado capelão militar. Teve que acompanhar as hostes de Fernando III de Castela, apelidado de 'o santo', que nele reconheceu a sua capacidade oratória e o seu compromisso espiritual com os soldados. Fernando III - unificador dos reinos de Castela e Leão - convocou-o à sua corte e nomeou-o seu confessor (daí ganhou o epíteto de 'Confessor').

Como confessor do rei, encorajou-o a limitar o poder e a influência dos andaluzes - os invasores árabes da Península Ibérica - e por isso permaneceu próximo dele durante a campanha de conquista de Córdova e Sevilha. Em ambas as cidades, são Telmo consagrou antigas mesquitas e as converteu em templos católicos.

Galiza, o mar e o Caminho de Santiago

São Telmo deixaria a corte do rei no final desta campanha e seguiria em direção às Astúrias e à Galiza (norte de Portugal). É dessa época que vem a maioria das histórias de milagres concedidos por intercessão do santo. Muitos também se converteram pelo testemunho de humildade, proximidade com os pobres e amor ao Senhor.

O Martirológio Romano diz sobre são Telmo: “Em Tuy, Galiza, em Espanha, o beato Pedro González, vulgarmente chamado “Telmo”, sacerdote da Ordem dos Pregadores, que procurou ser tão humilde como antes desejava a glória, dedicando-se a ajudar os mais humildes, especialmente os marinheiros e pescadores (1246)”.

O santo é conhecido pelo seu apreço pelos homens do mar. Contudo, o Senhor quis que ele servisse a sua Ordem como prior, serviço que prestou no mosteiro de Guimarães, Portugal.

No final da vida, aos 60 anos, retirou-se para Tuy, Galiza. Morreu por causa de uma doença na Páscoa de 1246, quando ia como peregrino ao túmulo do apóstolo são Tiago, o famoso 'Caminho de Santiago'.

São Telmo e o papa Francisco

Depois de séculos de espera, a história deste santo poderá tomar um rumo surpreendente. Em 2016, a diocese de Tuy-Vigo iniciou o processo formal de canonização de Pedro González, “são Telmo”. Seus devotos de Tuy, Porto e Frómista se uniram para pedir oficialmente sua canonização ao papa Francisco, que há muitos anos foi bispo do bairro de São Telmo, que fica em Buenos Aires, Argentina.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF