Translate

domingo, 6 de dezembro de 2020

Jesus nasceu em 25 de dezembro? (Parte 4/7)

Nascimento de Jesus | Caravaggio

Como eles não poderiam?

Algumas vezes os defensores de 25 de dezembro argumentam que os primeiros cristãos teriam se interessado intensamente no dia do nascimento de Jesus, e assim – com base na memória de Maria do dia – eles teriam registrado isso. Como eles poderiam não ter feito isso?

Existem grandes problemas com esse argumento. Os cristãos têm sido curiosos sobre muitas coisas concernentes a Jesus que não temos registros confiáveis.

Os Evangelhos são nossos registros mais confiáveis, mas a despesa fantástica da produção de livros na época significava que os evangelistas só podiam registrar os detalhes que consideravam mais importantes.

Assim, os Evangelhos não nos dizem o dia nem o ano de seu nascimento. Com exceção do Encontro no Templo (Lucas 2: 41-51), eles não nos dizem o que aconteceu durante sua infância, e eles não nos dizem nada sobre sua aparência.

Cristãos posteriores estavam curiosos sobre tudo isso, mas o fato de os Evangelistas não registrarem eles revelam que eles não consideravam essencial que nós soubéssemos sobre eles.

Uma razão pela qual eles podem não ter considerado o aniversário de Jesus como importante é porque a comemoração dos aniversários não é um universal humano. Muitas culturas têm atitudes muito diferentes em relação ao tempo e, no século XX, estudiosos ocidentais que trabalham com pessoas do Oriente Médio mais pobres podiam se surpreender com a forma como eles não tinham uma ideia clara de quantos anos tinham.

Historicamente, a cultura judaica tem sido ambivalente em relação aos aniversários, com alguns rabinos argumentando que eles não deveriam ser celebrados de forma alguma, afirmando que fazer isso é um costume gentílico ou mesmo idólatra.

Alguns apontaram para o fato de que, nas escrituras hebraicas, o único aniversário celebrado era o da figura perversa do Faraó (Gn 40:20).

Outros governantes opressivos também celebravam aniversários – algumas vezes mensalmente – e esperavam que seus súditos o fizessem também. Assim, no tempo dos Macabeus, “Na celebração mensal do aniversário do rei, os judeus foram levados, sob amarga restrição, a participar dos sacrifícios” (2 Mac. 6: 7).

Os imperadores romanos também tinham comemorações públicas de seus aniversários, o que envolvia a idolatria e alimentava a antipatia judaica ao costume.

A única celebração de aniversário no Novo Testamento foi do fantoche romano Herodes Antipas, e isso levou ao martírio de João Batista (Mt 14: 1-12).

Assim, não é surpresa encontrar escritores cristãos primitivos como Orígenes, por volta de 241 d.C., depreciando aniversários:

Não se acha que um de todos os santos tenha celebrado um dia festivo ou uma grande festa no dia do seu nascimento. Ninguém é encontrado para ter alegria no dia do nascimento de seu filho ou filha. Apenas os pecadores se alegram com este tipo de aniversário. Pois de fato encontramos no Velho Testamento o Faraó, rei do Egito, celebrando o dia de seu nascimento com uma festa, e no Novo Testamento, Herodes. No entanto, os dois mancharam o festival de seu nascimento ao derramar sangue humano. Pois o faraó matou “o padeiro-chefe”, Herodes, o santo profeta João “na prisão”. Mas os santos não só não celebram uma festa nos dias de seu nascimento, mas, cheios do Espírito Santo, eles amaldiçoam naquele dia (Homilias sobre Levítico 8: 2).

Orígenes não estava sozinho na Igreja primitiva, e ele ilustra como outras culturas poderiam ter atitudes muito diferentes em relação aos aniversários. O argumento “como eles podem não preservar o aniversário de Jesus?” Não tem sucesso.

Isso não quer dizer que fontes cristãs primitivas não preservaram o aniversário de Jesus, apenas que não é garantido que eles o tenham feito. Portanto, precisamos examinar as evidências.

Continua...

Portal Apologistas da Fé Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF