Translate

domingo, 6 de dezembro de 2020

Por que o exemplo pessoal é o melhor jeito de transformar a sociedade

Shutterstock
por Philip Kosloski

A instrução é importante, porém não mais do que ser testemunha pessoal da alegria do Evangelho.

Os primeiros cristãos viveram em vários países do mundo e foram capazes de transformar a sociedade onde se estabeleceram.

Mas como eles fizeram isso? O que podemos aprender com eles?

Em seu livro “A Alma de Todo Apostolado“, o monge francês Jean-Baptiste Chautard escreveu sobre o elemento-chave que os cristãos usaram para transformar a sociedade. Acima de tudo, ele relata uma conversa que os cardeais tiveram com o Papa Pio X:

O Papa perguntou-lhes: “De que é que mais precisamos, hoje, para salvar a sociedade?” “Construir escolas católicas”, disse um. “Não.” “Mais igrejas”, disse outro. “Ainda não.” “Acelerar o recrutamento de padres”, disse um terceiro. “Não, não”, disse o Papa. “O mais necessário de tudo, neste momento, é que cada paróquia possua um grupo de leigos que sejam ao mesmo tempo virtuosos, esclarecidos, decididos e verdadeiramente apostólicos.”

Transformar a sociedade pelo Evangelho

Além disso, Chatuard explica que o testemunho pessoal do Evangelho é uma das melhores maneiras para transformar a sociedade:

A regeneração da sociedade … só pode vir como resultado de uma irradiação mais intensa da santidade da Igreja. É por esse meio, dizem eles, mais do que por preleções, que o cristianismo se desenvolveu tão rapidamente nos primeiros séculos de sua história, apesar do poder de seus inimigos, de preconceitos de todos os tipos e da corrupção geral.

Ele até aponta como a Igreja primitiva utilizou esse método:

É certo que a Igreja primitiva, como já sugerimos, soube organizar magníficas e numerosas tropas de choque [núcleo central do povo santo], no meio dos fiéis, e suas virtudes impressionaram os pagãos de espanto e entusiasmo a admiração de almas honestas, mesmo as mais preconceituosas contra o Cristianismo por seus princípios, suas tradições e sua origem social. As conversões foram o resultado, mesmo em círculos aos quais nenhum padre tinha acesso.

Segundo Chatuard, embora a instrução seja importante, o mais importante é ser uma testemunha pessoal da alegria do Evangelho:

A pregação pelo exemplo sempre será o principal instrumento de conversão.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF