Translate

segunda-feira, 3 de maio de 2021

ESTUDOS BÍBLICOS: SOLA SCRIPTURA (Parte 1/7)

Ecclesia

SOLA SCRIPTURA

Na vaidade de suas mentes

Uma análise ortodoxa deste ensinamento ortodoxo

Por John Whiteford

Tradução de Rafael Resende Daher

Nota do Editor:

John Whiteford formou-se na Associação de Pastores Nazarenos, e se converteu à Ortodoxia logos após o término de seu B. A sobre Religião na Universidade Nazarena, em Betânia, Oklahoma. Seu primeiro contato com a Ortodoxia ocorreu após seu envolvimento em um grupo Pro-Vida (Rescue) local, do qual o Padre Anthony Nelson fazia parte, junto com seus paroquianos. Após um ano de pesquisas da Escritura e dos ensinamentos da Igreja Primitiva, e através do amor, paciência e orações do Padre Anthony e de seus paroquianos da igreja de São Bento, John Whiteford foi recebido na Santa Igreja Ortodoxa. [Quando escreveu este artigo, John servia como leitor na Igreja de São Vladimir, Houston, Texas, e continuava seus estudos. Depois foi ordenado Diácono].

Conteúdo:

Introdução: Estão os Protestantes sem Esperança?

Por que Somente a Escritura?

Problemas com a Doutrina da Sola Scriptura

É uma doutrina baseada em muitas falsas suposições. 1º Falsa Suposição: A Doutrina da Sola Scriptura não é digna de seus próprios critérios. As tentativas das interpretações Protestantes não Funcionam.

A Proximidade da Ortodoxia com a Verdade.

Conclusão

Introdução: Estão os Protestantes sem Esperança?

Desde minha conversão do Protestantismo Evangélico à Fé Ortodoxa, tenho notado um espanto geral entre os ortodoxos, sobre como um Protestante se converteu. Isto não ocorre por eles duvidarem da fé Ortodoxa, mas ficam espantados de como algo conseguiu vencer a velha teimosia Protestante de nunca estar errada! Pude entender que muitos Ortodoxos possuem uma visão confusa e limitada sobre o que é o Protestantismo, e de onde chegam seus adeptos. Assim, os fiéis Ortodoxos caminham longe dos Protestantes, pois embora usem as mesmas palavras, não se comunicam por não falarem a mesma linguagem teológica — em outras palavras, não possuem a mesma base teológica para discutir suas diferenças. Claro que quando a pessoa considera os mais de vinte mil grupos Protestantes existentes (que a única semelhança entre eles é a de que todos clamam que possuem o correto entendimento da Bíblia), alguém que simpatize com algum destes pode ficar um pouco confuso.

Apesar de todo este caminho, há definitivamente uma esperança aos Protestantes. Os Protestantes buscam um equilíbrio teológico, de verdadeira louvação, e a antiga Fé Cristã está praticamente batendo na porta das nossas Igrejas (para quem não está prestando atenção, isto pode parecer estranho). Já não estão mais satisfeitos com as contradições e os escândalos do atual Protestantismo Americano, mas quando abrirmos a porta, deveremos estar preparados para responder suas perguntas! Muitos que perguntam são ministros Protestantes, ou até mesmo leigos bem informados, que procuram sinceramente a verdade, mas eles devem desaprender muitas coisas, e necessitam de informações dos Cristãos Ortodoxos para serem informados destes assuntos — Cristãos Ortodoxos que necessitam saber de onde eles chegam, e o mais importante, conhecer o que eles acreditam!

Ironicamente (ou providencialmente) surge um interesse sobre a Ortodoxia nos americanos de origem protestante, assim como quando foram abertas as portas do bloco-Comunista, quando povo Ortodoxo foi assaltado por uma quantidade sem precedentes de cultos e religiões.

Desta maneira, os evangélicos e carismáticos americanos vão tropeçando um no outro — cada um com suas seitas em busca de prestigio, igualando-se aos russos ateus! Assim, nós Ortodoxos devemos nos apresentar com ainda mais urgência — de um lado, há a tarefa missionária de apresentar a Fé aos protestantes do ocidente, e do outro, devemos combater a expansão das heresias entre os Ortodoxos, aqui e nos países tradicionalmente Ortodoxos. Em qualquer caso, a primeira tarefa é nos equiparmos do conhecimento e entendimento dos assuntos que nos confrontam.

Talvez a característica mais assustadora do Protestantismo — a característica que a deu uma reputação de teimosia, são as suas numerosas diferenças e contradições. Como o Hydra mítico, suas diversas cabeças se multiplicam, é uma tarefa árdua confrontar e entender estas heresias individualmente, mas esta não é a chave para sua derrota. Para entendermos as convicções de cada seita, precisamos de um conhecimento sobre a história e o desenvolvimento do Protestantismo, além de muita pesquisa em cada parte da teologia protestante, sobre sua generalidade, louvação etc, assim como um estudo para entender algumas tendências cruciais que o influencia hoje em dia (como liberalismo, sentimentalismo). Até mesmo entendendo tudo isso, não conseguiremos acompanhar o ritmo de novos grupos que surgem quase diariamente. Ainda entre tantas diferenças, há uma suposição que une todos estes milhares grupos discrepantes na categoria geral de "protestante." Todo grupo protestante (com algumas qualificações secundárias) acredita que entende a Bíblia da maneira correta, entretanto, eles discordam sobre o que a Bíblia diz, e geralmente concordam que a pessoa que deve interpretar a Bíblia — por conta própria! — sem a Tradição da Igreja. Se qualquer pessoa pode entender esta crença, e o motivo dela estar errada, e como é a maneira correta de entender a Bíblia, então qualquer protestante pode entender a maneira correta. Até mesmo grupos tão diferentes como os Batistas e Testemunhas de Jeová não são tão diferentes neste ponto essencial — quando você tiver a oportunidade de ver um Batista e um Testemunha de Jeová discutindo a Bíblia, você notará que a análise final é sempre diferente uma da outra. Se eles estão igualados intelectualmente, eles não entrarão em discussões sobre esta aproximação da Bíblia, para que ninguém desconfie que esta aproximação mútua e dividida da Bíblia é o problema. Esta mentira é o coração deste Hydra de heresias — perfure seu coração e suas cabeças cairão imediatamente ao chão.

Por que Somente a Escritura?

Se nós desejamos entender o que os protestantes pensam, devemos primeiro saber em que eles acreditam. Na verdade, devemos nos colocar no lugar dos primeiros reformadores, como Martinho Lutero, para só assim termos uma avaliação correta das razões que o levaram a acreditar na Doutrina da Sola Scriptura (ou "Somente a Bíblia"). Quando a pessoa considera a corrupção da Igreja Romana daquela época, e os ensinamentos degenerados que ela promoveu — além de que o Ocidente estava há vários séculos sem nenhum contato significativo com a herança Ortodoxa — é difícil imaginar como Lutero poderia ter conseguido resultados melhores dentro destas limitações. Como pôde Lutero apelar contra a tradição para lutar contra estes abusos, quando a tradição (como tudo em que o Ocidente romano acreditava) havia sido personificado pelo papado responsável por estes abusos. Para Lutero, era a tradição que havia errado, e para reformar a Igreja, ele deveria fazer um novo entendimento correto da Bíblia. Porém, Lutero nunca buscou eliminar totalmente a tradição, mas sim usar a Bíblia como a "única" verdade, para poder se libertar de parte das tradições romanas que eram corruptas. Infelizmente, sua retórica ficou distante de sua prática, e os reformadores mais radicais levaram a idéia da Sola Scriptura a uma conclusão lógica.

Problemas com a Doutrina da Sola Scriptura

É uma doutrina baseada em muitas falsas suposições

Uma suposição é algo que concebemos no início, normalmente sem consciência. Quando a suposição é válida, tudo acaba bem, mas uma suposição errada conduz inevitavelmente às falsas conclusões. A pessoa que tem esperança de chegar a uma conclusão utilizando uma suposição falsa, deve perguntar a si mesmo onde está o erro. Os protestantes que estão dispostos a avaliar o estado do atual mundo protestante de maneira honesta, devem perguntar se a Sola Scriptura, ensinamento fundamental do Protestantismo, vêm de Deus, pois esta suposição resultou em mais de vinte mil grupos discrepantes que não concordam em assuntos básicos da Bíblia, ou o que significa ser um Cristão? Por que (se somente a Bíblia é suficiente, sem a Santa Tradição) batistas, testemunhas de Jeová e metodistas reivindicam que acreditam no que a Bíblia diz, mas nenhum deles concorda em o que a Bíblia diz? Obviamente, aqui está uma situação na qual os protestantes devem achar que estão errados. Infelizmente, a maioria dos protestantes estão dispostos a colocar a culpa deste problema em qualquer coisa — qualquer coisa menos no problema que é a raiz. A idéia da Sola Scriptura é fundamental para o Protestantismo tanto que para nega-la, é questionar Deus, como disse Nosso Senhor: "Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos" (MT 7:17). Se julgarmos a Sola Scriptura pelos seus frutos, chegaremos a conclusão de que esta árvore deve ser cortada, e lançada ao fogo (MT 7:19)

Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF