Translate

quinta-feira, 15 de julho de 2021

“Vocação: Graça e Missão” é o tema do Ano Vocacional 2023 no Brasil

Ano Vocacional 2023 / Foto:CNBB

BRASILIA, 14 jul. 21 / 03:43 pm (ACI).- “Vocação: Graça e Missão”, este será o tema do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que acontecerá de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. O evento terá como lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

A proposta do Ano Vocacional 2023 foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e aprovada por unanimidade. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

A Comissão Central do Ano Vocacional recebeu várias sugestões de temas e, inspirada no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e considerando as diversas sugestões, escolheu “Vocação: Graça e Missão”.

Este tema, segundo a Comissão, se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”. Tem como texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” (cf. Mc 3, 13-19).

“‘Vocação’ é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé”, diz a Comissão. Enfim, afirma que “é ‘espiritualidade’ como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”.

Já o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) recorda os discípulos de Emaús, cujos corações arderam ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocaram a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”, afirmou a Comissão.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF