Translate

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Túneis jesuítas do século XVIII são abertos ao público em Buenos Aires

Guadium Press
Historiadores dizem que os túneis foram construídos para ajudar na fuga dos padres na época em que os mestres coloniais espanhóis lutavam contra outras potências europeias.

Buenos Aires (11/11/2021 17:01, Gaudium Press) Após passarem por um processo de restauração, foram abertos ao público, nesta quinta-feira, 11 de novembro, um claustro de três séculos de um colégio jesuíta em Buenos Aires e seu labirinto de túneis.

A cerimônia de abertura contou com a presença de inúmeras pessoas, que lotaram as instalações do histórico Colégio Grande de Santo Inácio para testemunhar a abertura das estruturas históricas.

Reabertura dos túneis são de importância histórica, cultural e espiritual

O vigário da paróquia de Santo Inácio, Padre Francisco Baigorria, presidiu uma Santa Missa em agradecimento. Após a celebração eucarística, o sacerdote abençoou o edifício e os túneis na presença das autoridades municipais e nacionais.

Segundo o Padre Baigorria, estas obras abençoadas e inauguradas “são de grande importância não só no que diz respeito à recuperação e valorização dos espaços de construção, mas sobretudo aos marcos e valores espirituais culturais, que são as bases da nossa Nação e identidade cultural”.

Guadium Press

Túneis serviam para os sacerdotes escaparem durante as perseguições religiosas

O colégio e os prédios da igreja foram projetados pelo jesuíta alemão Juan Krauss. Naquela época, os jesuítas ensinavam latim, hebraico, grego, aritmética, ciências naturais e matemática no colégio histórico. Quando o Papa Francisco era Arcebispo de Buenos Aires, ele confiou ao Padre Baigorria com a preservação e reforma dos prédios históricos do colégio, assim como seu labirinto de túneis.

Os historiadores opinam que os túneis foram construídos para ajudar os padres, irmãos e estudiosos a escapar na época em que os mestres coloniais espanhóis lutavam contra outras potências europeias. (EPC)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF