Translate

domingo, 2 de janeiro de 2022

CATEQUISTAS-ITINERANTES

Iniciadores do Caminho Neocatecumenal | neocatechumenaleiter

CATEQUISTAS-ITINERANTES

Um dos principais carismas ou frutos do Caminho são dos catequistas-itinerantes. Graças a eles, se estendeu pelos cinco continentes. A equipe internacional do Caminho constitui equipes de catequistas itinerantes- que, normalmente, são formadas por um presbítero, um matrimônio e um celibatário; ou um presbítero, um celibatário e uma celibatária- para serem enviados às nações para iniciar e guiar a realização do Caminho Neocatecumenal.

Os itinerantes respondem assim, aos pedidos das dioceses mais distantes: a equipe internacional faz um convite aos irmãos do Caminho a se oferecerem disponíveis para serem enviados a qualquer parte do mundo e os que se sentem chamados por Deus se oferecem livremente.

Os itinerantes recebem esta missão em convivências e nelas, a equipes responsável do Caminho, ou outro por ele indicado, verifica a disponibilidade e coordena a atividade dos itinerantes, em uma dinâmica “sístole e diástole”, segundo o exemplo do Senhor, que enviava seus apóstolo em missão e depois os reunia em um lugar apartado para escutar os prodígios que o Espírito Santo realizava com eles.

O catequista itinerante segue unido a sua paróquia e comunidade, a qual volta regularmente para participar no Caminho da mesma. Ademais, o catequista itinerante aceita viver sua missão em precariedade, ficando livre de interrompê-la em qualquer momento, informando ao bispo ad quem e a equipe responsável do Caminho.

Fonte: https://neocatechumenaleiter.org/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF