Translate

domingo, 2 de janeiro de 2022

“O Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18,8)

Padre Giacomo Tantardini e Dom Giussani na praça de São Pedro, no
Domingo de Ramos, em 23 de março de 1975, Ano Santo | Revista 30Dias

Homilia de padre Giacomo Tantardini no sétimo aniversário da morte de padre Luigi Giussani

Pádua, 21 de fevereiro de 2012, Basílica de Santo Antônio

por padre Giacomo Tantardini

Só uma palavra, um breve pensamento para recordar Dom Giussani no sétimo aniversário de sua morte. Nestes dias mais de uma vez me lembrei da frase de Jesus que Giussani – retomando-a de Paulo VI – repetia nos momentos decisivos da vida: “O Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18,8) Quando Jesus voltar, encontrará ainda a fé sobre a terra? Pois é deste dom, em primeiro lugar, que precisamos: da fé. Quando o Senhor retornar, encontrará ainda a fé sobre a terra? Precisamos da fé a cada instante, a cada momento. E como é bonito, como é real, que, tendo tanta necessidade da fé, a fé seja graça de Deus, seja dom de Deus. Gratia facit fidem, diz Santo Tomás: a graça cria a fé, e não apenas quando a fé começa, mas a graça cria a fé a cada instante, a cada momento. No fundo a vida de Dom Giussani foi testemunho e exemplo desta realidade: que a graça cria a fé a cada instante.

O que nos é dado – pois isso também é dado –, o Evangelho de hoje e a carta de Tiago o expressam com a palavra humildade. O que nos é dado é sermos humildes, pois aos soberbos Deus resiste, aos humildes concede a sua graça. O que nos é dado é que sejamos como crianças.

Aqui, neste santuário de Santo Antônio, peçamos a ele, que por puro dom tomou nos braços o menino Jesus e pelo menino Jesus foi carregado, peçamos a Santo Antônio sermos como crianças. Peçamos isso a ele e peçamos a Giussani, agora que no Paraíso vê, como já tinha vislumbrado e comunicado na terra, o quanto é bom ser como crianças que esperam tudo do Senhor.

Primeira leitura (Tg 4,1-10)

Caríssimos, de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres. Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: “Com ciúme anela o espírito que nos habita”? Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes”. Obedecei pois a Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.

Evangelho (Mc 9,30-37)

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

Fonte: http://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF