Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Os grandes benefícios da fé em Deus

Shutterstock
Por Mário Scandiuzzi

Acreditar que temos um Pai misericordioso nos fortalece na caminhada.

Viver a fé em um Deus único e verdadeiro nos faz co-herdeiros de Cristo e, pelo amor que o Pai tem por nós, abre para todos a salvação. 

E o Catecismo da Igreja Católica nos traz, nos parágrafos 223 a 227, o significado que a crença em Deus traz para a nossa vida. 

Em primeiro lugar, crer em Deus significa conhecer a grandeza e a majestade de Deus. O Criador é grande demais e está muito além da nossa compreensão humana. Porém Ele revela seu amor e sua misericórdia sempre que O buscamos com o coração puro. 

O segundo ponto nos diz que crer em Deus significa viver em ação de graças. O Pai sabe tudo aquilo que precisamos para viver bem, para buscar a salvação e se estamos neste mundo é para adorá-Lo e servi-Lo. 

Fé em Deus: unidade e dignidade

Crer em Deus é conhecer a unidade e a verdadeira dignidade de todos os homens. Somos feitos “à imagem e semelhança de Deus” (Gen. 1, 27). Deus está presente em todas as pessoas, e se reconhecermos isso, vamos criando uma verdadeira comunhão. 

Acreditar em Deus significa usar corretamente das coisas criadas. Não é um uso desenfreado, para descartar aquilo que não nos serve mais, mas um uso consciente de que Deus fez tudo para todos, e não para uma pequena parcela de “escolhidos”. Não quer dizer que devemos usufruir de tudo só porque foi criado por Ele, mas sabermos usar aquilo que nos aproxima Dele.

Uma oração de São Nicolau de Flue nos ensina: 

“Meu Senhor e meu Deus, tirai-me tudo o que me afasta de Vós; 

Meu Senhor e meu Deus, dai-me tudo o que me aproxima de Vós; 

Meus Senhor e meu Deus, desprendei-me de mim mesmo para doar-me por inteiro a Vós.” 

Confiança

E, por fim, ter fé em Deus significa confiar Nele em qualquer circunstância. Mesmo nos momentos de adversidade, devemos acreditar que não estamos abandonados à nossa própria sorte. Deus está ao nosso lado. E Santa Tereza d´Ávila resumiu bem esta confiança no Pai: 

“Nada te perturbe 

Nada te assuste 

Tudo passa 

Deus não muda 

A paciência tudo alcança 

Quem a Deus tem, nada lhe falta 

Só Deus basta!” 

A nossa fé em Deus nos faz ver que Ele é a nossa origem e a Ele devemos retornar para a Vida Eterna. 

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF