Translate

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Paróquias em Brasília celebram seu Padroeiro São Sebastião

Appai

Quatro Paróquias em Brasília celebram seu Padroeiro São Sebastião nestes próximos dias do mês de janeiro. O santo é conhecido por ter sido martirizado por não renunciar a fé enquanto soldado do Império Romano. Suas virtudes são lembradas como exemplo para os cristãos em meio as perseguições contra a fé e sua devoção, sobretudo por aqueles que trabalham com a terra é bastante difundida.

Neste tempo de pandemia, São Sebastião tem sido lembrado pois é o contra as pestes, a fome, as guerras e as epidemias. Duas das quatro paróquias que estão sob o patrocínio do santo na Arquidiocese de Brasília possuem relíquias do santo que estão abertas a veneração: a Paróquia São Sebastião em Brazlândia e a Paróquia São Sebastião em Planaltina – que é a Paróquia mais antiga do Distrito Federal.

A festa em honra ao santo, em Brazlândia, começou com a peregrinação da imagem e da relíquia pelas capelas rurais que fazem parte da Paróquia e com a visita do Pároco, Padre José Eudes, as casas dos fiéis para dar bênçãos e convidar a todos para participar dos festejos do padroeiro na Igreja Matriz. No início da pandemia, a imagem e a relíquia do santo sobrevoaram a cidade de Brazlândia pedindo a proteção a seus moradores contra a peste que, até então, era bastante desconhecida. A novena em honra ao santo foi iniciada no último dia 11/01 com Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius e contará com a presença do Arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa na Véspera da Solenidade do Padroeiro.

Já na Paróquia São Sebastião de Planaltina, a festa conta com ações bastante tradicionais organizadas pelos festeiros onde os objetos de devoção relacionados ao santo visitam as casas dos fiéis e nelas se reza a novena em família. Além disso, todos os dias há a celebração da Santa Missa na Matriz paroquial. Neste ano, dentro dos festejos do padroeiro, tomará posse como novo Pároco da Paróquia o Padre Rafael Silva no dia 22/01 em Missa celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar.

Em Taguatinga, a Paróquia que recebe o título do Santo soldado terá a novena e carreata no dia 16 de janeiro com a imagem de São Sebastião percorrendo as ruas do território paroquial. Entre os dias 14-16/01 e 20/01, a Paróquia contará com barraquinhas Drive-Thru para festejar, com a vida comunitária e os protocolos de segurança sanitária a festa de seu padroeiro.

Por fim, no Gama, a já tradicional festa de São Sebastião contará com uma intensa programação social com muitos sorteios e ações, além das Missas celebradas em honra ao santo. A festa já é bastante conhecida na cidade do Gama pois inicia o ano dos eventos da cidade e conta sempre com bastante participação dos fiéis.

Para mais informações, entre em contato com as Paróquias:

Paróquia São Sebastião – Brazlândia

(61) 3391-1208

Facebook: https://www.facebook.com/pssbraz/

Instagram: https://www.instagram.com/pssbraz/

Paróquia São Sebastião – Planaltina

(61) 3389-1019

Facebook: https://www.facebook.com/pascomssebastiao.planaltina/

Instagram: https://www.instagram.com/pascomplanaltinadf/

Paróquia São Sebastião – Taguatinga

(61) 3475-5941

Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasaosebastiaodf/

Instagram: https://www.instagram.com/paroquiasaosebastiaodf/

Paróquia São Sebastião – Gama

(61) 3484-1500

Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasaosebastiaogama/

Instagram: https://www.instagram.com/saosebastiaogama/

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF