Translate

domingo, 1 de maio de 2022

1º de maio na visão cristã do mundo do trabalho

Crédito: Diocese de Governador Valadares (MG)

Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

1º de maio na visão cristã do mundo do trabalho. Afirma São Paulo: quem não trabalha, também não come. (2Ts 3,10)

1° Primeiro de maio é o dia mundial do trabalho. Através deste, homens e mulheres se realizam, transformam o mundo e assim se tornam felizes e ajudam o mundo a progredir. Mas nem sempre foi assim: lembremos do primeiro de maio, no passado, nos Estados Unidos. 

2° Há muitas formas de trabalhar: não só com manual, mas também o intelectual, o das pesquisas e o tecnológico.Etc.. etc… Em todos esses setores há exemplos a serem imitado. A Pátria recorda seus heróis, a sociedade seus beneméritos e a Igreja seus santos e santas. Entre os maiores esta São José. 

 No campo da medicina, temos muitíssimos benfeitores da humanidade, começando por Hipócrates, e passando por Alexis Carel: prêmio Nobel. Na política, temos entre outros Conrad Adenauer, Gandi. Na indústria sobressai Henry Ford, na ciência A. Einstein, Max Planck e outros. 

4° A geopolítica mundial não favoreceu o mundo o mundo do trabalho, ao menos nos países subdesenvolvidos. Na economia não há milagres e sim cifras, ganância, imposições, quando não violência. Quantas crianças precisam morrer, jovens atirar-se aos vícios e às drogas…. É lamentável. E dizer que há os que sustentam que o pecado e a invenção da Igreja…. Pergunto: foi ela quem ensinou ser o homem lobo para o homem? (Hobbes), “ou ser o homem inferno para os homens? ” (Sartre). Eu defendo a tese de Dostoievski: “onde Deus não existe tudo é permitido”. Não é isso que estamos vendo na Rússia com Putin? Não vimos já esse filme, antes também? 

5° As Encíclicas sociais contém uma riquíssima doutrina tratando do trabalho humano. Laboren Exercens (V). (Ecentensimus. Annus (V) e outras mais. Afirma João Paulo II, ser o trabalho, “a chave da questão social”. E também o fulcro da civilização moderna. CF.L.E. Se há tantos multimilionários e ao mesmo tempo tanta miséria no mundo, algo está profundamente errado. Só não ver quem não quer. 

6° Saudamos cordialmente a todos os trabalhadores e trabalhadoras e igualmente lhes agradecemos em nome de todas as pessoas de boa vontade. Possa ser o grande São José o padroeiro de todos e de todas. Então digamos: São José rogai por nós! 

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF