Translate

sexta-feira, 13 de maio de 2022

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE NOSSA SENHORA FÁTIMA

Nossa Senhora de Fátima | Folha da Região
Significado e simbolismo de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora apareceu no lugarejo de Fátima, em Portugal, como Nossa Senhora do Rosário. Tanto que ele também é conhecida como Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Vamos compreender sua imagem.

Túnica branca

A Túnica branca de Nossa Senhora de Fátima representa sua pureza e a santidade. Segundo as palavras do Anjo Gabriel, Maria é "Cheia de graça" (Lucas 1, 28). Cheia de graça quer dizer "cheia da graça de Deus, cheia de Deus". Tanto que, logo em seguida à saudação, o Anjo Gabriel diz: "O Senhor está contigo" (Lc 1, 28). Assim, a túnica branca tem todo esse significado de pureza e santidade.

O manto branco com bordados amarelos

O manto que a Virgem Maria veste sobre a cabeça, a túnica e todo o corpo, além de pureza e santidade, representa a Igreja. Branco e amarelo são as cores da bandeira da Igreja Católica. Com isso, compreendemos que Nossa Senhora é Mãe da Igreja. Esse, aliás, é um dos títulos da Virgem Maria.

Doze estrelas amarelas em volta de sua cabeça

Sim. Em volta da cabeça da Virgem de Fátima tem doze estrelas. Elas representam a Doutrina dos Apóstolos de Cristo, que foram doze. As doze estrelas amarelas representam também a totalidade da Igreja, toda a Igreja, que está na mente (em volta da cabeça) e no coração da Mãe de Deus e dos homens.

Os raios que saem das estrelas

Os raios que saem das estrelas e da aura de Nossa senhora representam as graças que podem ser alcançadas através da participação assídua na Igreja e da intercessão de Nossa Senhora. São graças infinitas que estão à disposição de todos aqueles que as procuram com sinceridade.

O terço nas mãos de Maria

O terço nas mãos de Maria representa a oração que Nossa Senhora pediu com tanta insistência nas aparições de Fátima. Cada Ave-Maria é uma rosa que oferecemos a ela. Daí o nome de "Rosário" dado aos quatro terços que compõem esta maravilhosa oração. O terço é uma oração simples e acessível a todos. E, ao contrário do que se imagina quando não se conhece, o terço é uma oração "Cristocêntrica", isto é, o foco da oração está em Jesus Cristo.

Os três pastorzinhos

Em Fátima, Nossa Senhora apareceu a três crianças: Lucia, 10 anos, Francisco, 9 anos e Jacinta, 7 anos. Os três eram analfabetos e oriundos de famílias pobres. Mas, através deles, Nossa senhora abalou o mundo.

A nuvem

A nuvem representa o céu. Nossa Senhora veio à terra, mas não saiu do céu. Significa que as visões que os pequeninos de Fátima tiveram foram visões celestiais. A nuvem aos pés de Nossa Senhora nos lembra que nosso destino é o céu e que este mundo é passageiro.

A azinheira

A azinheira é a árvore sobre a qual a nuvem e nossa Senhora apareceram. Trata-se de uma árvore da família dos carvalhos, que é muito comum na região de Fátima, em Portugal. A aparição sobre a azinheira nos lembra que a aparição celeste aconteceu sobre um ser vivo, uma árvore. Os enfeites de flores e vegetais sobre os altares devem ser sempre feitos com plantas vivas, pois elas nos lembram a vida que vem do Criador.

Os cordeiros

Os cordeiros representam o trabalho dos pastorzinhos, mas representa também Jesus Cristo, o "Cordeiro de Deus" que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29)Oração a Nossa Senhora de Fátima"Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém. Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.".

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF