Translate

terça-feira, 14 de junho de 2022

A história da Ir. Alicia Torres num bairro pobre de Chicago

Alicia Torres, Franciscana da Eucaristia | Vatican News

A Irmã Alicia Torres explica a sua vocação como sendo "intimamente ligada ao Batismo e à Eucaristia" para dar apoio às pessoas que encontra e que vivem "nas situações mais adversas". O compromisso da religiosa é na escola para fazer as crianças conhecerem Jesus e também na formação de sacerdotes aptos a pregar a Eucaristia.

Bernadette Reis

Tudo começou quando Alicia Torres se matriculou na Loyola University.  Teologia e Bioética estavam no seu menu académico. Mas durante este período, Alicia também começou a passar uma parte do seu tempo a praticar a adoração eucarística.  Um tempo que se revelou precioso e que a levou a criar «uma verdadeira relação com Ele».   Não só a Eucaristia se tornou «mais verdadeira» aos seus olhos, mas sobretudo a sua fé, que até então tinha sido muito intelectual, transformou-se «numa fé do coração: este é Jesus!». Foi apenas o início: quanto mais a sua vida – e a sua participação na Missa – se tornava «real», tanto mais Alicia sentia aumentar dentro de si um progressivo e irrenunciável «convite a pertencer totalmente ao Senhor, tornando-se religiosa».

Os planos do Senhor são perfeitos

Assim uniu-se a uma nova fundação, as Franciscanas da Eucaristia de Chicago. Até hoje, Alicia ainda se pergunta de que modo o Senhor a quis conduzir a esta forma especial de vida religiosa entre Jesus sacramentado e a realidade ardente da pobreza, porque antes disso ela nunca tinha tido qualquer contacto com a realidade do serviço aos pobres. Pensou que esta nova missão fosse um desenvolvimento do seu compromisso com os movimentos pró-vida, nos quais estava envolvida desde os tempos de liceu.  Contudo, olhando hoje para trás, para os seus 13 anos de compromisso e vida nesta congregação religiosa, não pode deixar de observar com espanto que «os planos do Senhor para a minha vida são perfeitos!».

A forte ligação entre São Francisco e a Eucaristia

 A irmã Alicia, olhando para a sua vocação, explica-nos a ligação entre o carisma de São Francisco de Assis e a Eucaristia: «Muitos não conhecem a profunda graça eucarística que caraterizou a personalidade espiritual de São Francisco. Após o Quarto Concílio de Latrão, escreveu uma carta a todos os sacerdotes do mundo salientando a prática de respeito e reverência pela Eucaristia, que tinha sido recomendada pelos padres Conciliares».    Para a Irmã Alicia e as suas irmãs de hábito, a missão a favor dos pobres através do ensino e da evangelização é sustentada por uma «relação especial com Jesus Cristo na Eucaristia».  «Existe uma relação incrível e poderosa entre o Senhor e a sua presença na Eucaristia, e entre a Eucaristia e o seu povo, especialmente os mais pequeninos, os pobres e quantos sofrem».

A experiência com as crianças

A irmã Alicia vive e trabalha agora como professora de religião num subúrbio pobre de Chicago.  «A Eucaristia está no coração da minha sala de aulas, é o coração da experiência religiosa das minhas crianças». Uma experiência que testemunha como convidar as crianças para um encontro com o Senhor as leva necessariamente a acreditar e a apreciar a presença de Jesus no sacramento.  «Pedi a uma das minhas crianças, que tem alguma dificuldade de expressão, que me fizesse um desenho de Jesus dois meses após a lição sobre a Eucaristia. Ela desenhou um círculo com uma cruz no centro. Perguntei-lhe o que tinha desenhado e ela respondeu-me com naturalidade e satisfação “Deus!”».

O grupo de sacerdotes pregadores da Eucaristia (Foto concedida por USCCB)

Formar os sacerdotes a serem pregadores da Eucaristia

A missão eucarística da irmã Alicia desenvolve-se agora em escala nacional através de uma iniciativa dos Bispos dos EUA concernindo sacerdotes que pregam a Eucaristia, em preparação para o National Eucharistic Revival  que terá início a 19 de junho,  Festa de Corpus Christi, e terminará com o Congresso Eucarístico Nacional no ano seguinte.  A religiosa começou a trabalhar no comité executivo deste projeto desde o verão passado «juntamente com muitos outros maravilhosos líderes leigos católicos», sendo-lhe atribuído o papel específico de formar sacerdotes chamados a tornarem-se “pregadores eucarísticos nacionais”.   «Foi incrível – disse a irmã Alicia – ver como os presbíteros aderiram entusiasticamente a esta nova missão; e como ela contribuiu para renovar a sua vocação sacerdotal, que goza da especificidade de levar o povo à Eucaristia, e a Eucaristia ao povo. Mas também foi muito útil para mim como edificação do meu ser uma religiosa, fazendo-me compreender melhor o meu papel específico na Igreja, através de algo tão essencial como a Eucaristia». 

Junto a quem sofre com a força de Jesus

A irmã Alicia descreve a sua vocação como intimamente ligada ao Batismo e à Eucaristia, e à relação inseparável entre os dois sacramentos.  «Não posso imaginar uma vida que não seja acompanhar homens e mulheres nas circunstâncias mais difíceis da sua existência, suscitando-lhes um suspiro de esperança também nas situações mais adversas. Até neste lugar onde agora vivo, onde os tiroteios estão na ordem do dia. Mas nunca tenho medo, porque sei que fui chamada aqui pelo Senhor e que Jesus está intimamente unido a mim, e é a minha força».

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF