Translate

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Na escola do Coração de Jesus, aprendendo a arte de AMAR

Sagrado Coração de Jesus, de Pompeo Batoni, Igreja do Gesù em Roma

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus "nos convida a entrarmos neste Coração para descansarmos n’Ele : “Vinde a Mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas” (Mateus 11,28-29)".

Ir. Veridiana Kiss – Apóstola do Sagrado Coração de Jesus

Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos a Festa do AMOR! Amor que se doa e se entrega sem limites. “Se lhe mostrarmos as nossas feridas interiores, os nossos pecados, Ele sempre nos perdoará. É pura misericórdia!” Papa Francisco nos recorda que o Coração de Jesus é pleno de misericórdia pelo qual nos interpela também a curarmos as feridas da humanidade sofrida, pois, pelo Coração de Jesus fomos alcançados pela misericórdia de Deus.

Durante a nossa história de salvação percebemos que nada é capaz de preencher o coração do ser humano a não ser o AMOR, pois d’Ele viemos e para ele voltaremos, como nos recorda Santo Agostinho: “Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em Ti” (As Confissões, I, 1,1). Ao longo de séculos, Deus se revela  nos detalhes do cotidiano tentando encontrar uma maneira criativa de revelar o seu amor por nós, “Com amor eterno eu te amei” (Jeremias 31,3). Como nasceu esta devoção?

Devoção ao Sagrado Coração De Jesus

Origem

Esta devoção tem a sua origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, em França. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e, descobrindo seu Coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”. Desde então, ou melhor, desde que as ditas aparições foram reconhecidas pela Igreja, esta celebra, na sexta feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a festa do Sagrado Coração de Jesus.

Que fazer?

Uma das primeiras coisas a fazer é a entronização do Sagrado Coração de Jesus em nossos lares. Este ato consiste no compromisso explícito, da família, de viver o Evangelho e ter Jesus Cristo como o Senhor e o Rei de cada uma das pessoas, pela obediência às leis de Deus, na fé, na esperança e no amor.

O gesto de entronização consiste em colocar a imagem de Jesus num lugar especial da casa, para recordar a sua presença permanente no lar. A imagem traz em destaque o coração como símbolo do amor. É um sinal que nos lembra o amor de Jesus por nós, e que se deve revelar ao mundo através da nossa própria vida de amor em família.

A entronização assim vivida e entendida será, certamente, um meio de salvar a família e a sociedade. A experiência tem mostrado que esta vida cristã, de confiança e de amor aos Sagrados Corações de Jesus, faz com que haja paz no lar e os problemas encontrem sua solução. "Jesus nunca se deixa vencer em generosidade.” (Beata MadreClélia).

Promessas

Falando a Santa Margarida Maria, Jesus prometeu a todos aqueles que honrassem o seu Divino Coração:

§        “Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado.

§        Porei paz em suas famílias.

§        Consolá-los-ei em todas as suas aflições.

§        Serei o seu refúgio na vida e principalmente na morte.

§        Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas .

§        Os pecadores acharão no meu Coração o manancial e o oceano infinito de misericórdia.

§        As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.

§        As almas fervorosas altear-se-ão, rapidamente, às eminências da perfeição.

§        Abençoarei as casas, onde se expuser e venerar a imagem do meu Sagrado Coração.

§        Darei aos sacerdotes o dom de abrandarem os corações mais endurecidos.

§        As pessoas que propagarem esta devoção, terão os seus nomes escritos no meu Coração, para nunca dele serem apagados”.

A GRANDE PROMESSA: Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor Todo-Poderoso do meu Coração, conceder a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora.

Esta solenidade nos convida a entrarmos neste Coração para descansarmos n’Ele : “Vinde a Mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas” (Mateus 11,28-29), assim, renovados e  tendo ressignificado nossas experiências poderemos ser seu reflexo no mundo atual que nos clama pela sensibilidade e compaixão. Deixemo-nos envolver por este amor pleno e infinito.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF