Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Breve guia de João Paulo II para os pais

DERRICK CEYRAC | AFP
Por Philip Kosloski

Em sua encíclica Familiaris Consortio, São João Paulo II forneceu um breve mas poderoso guia para todos os pais.

São João Paulo II acreditava que os pais eram vitais para o sucesso de cada família, e expôs o seu “guia” para os pais na sua encíclica Familiaris Consortio.

Ser pai nem sempre é fácil, mas com a ajuda de Deus, todas as coisas são possíveis.

1. AME A SUA MULHER E FILHOS

O amor à esposa tornada mãe e o amor aos filhos são para o homem o caminho natural para a compreensão e realização da paternidade. De modo especial onde as condições sociais e culturais constringem facilmente o pai a um certo desinteresse em relação à família ou de qualquer forma a uma menor presença na obra educativa, é necessário ser-se solícito para que se recupere socialmente a convicção de que o lugar e a tarefa do pai na e pela família são de importância única e insubstituível.

2. ASSUMA UM PAPEL ATIVO NA EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS

Revelando e revivendo na terra a mesma paternidade de Deus, o homem é chamado a garantir o desenvolvimento unitário de todos os membros da família. Cumprirá tal dever mediante uma generosa responsabilidade pela vida concebida sob o coração da mãe e por um empenho educativo mais solícito e condividido com a esposa.

3. NÃO SEJA UM PAI AUSENTE

Como a experiência ensina, a ausência do pai provoca desequilíbrios psicológicos e morais e dificuldades notáveis nas relações familiares. 

4. SEJA UMA FONTE DE UNIDADE E NÃO DE DIVISÃO

Nunca desagregue a família mas a promova na sua constituição e estabilidade.

5. SEJA UM FORTE TESTEMUNHO CRISTÃO

Um testemunho de vida cristã adulta, que introduza mais eficazmente os filhos na experiência viva de Cristo e da Igreja.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF