Translate

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Por que o Sagrado Coração de Jesus está em chamas?

Renata Sedmakova | Shutterstock
Por Philip Kosloski

Um símbolo que tem conexões bíblicas, além de sua origem a partir das revelações particulares de Santa Margarida Maria Alacoque.

As representações do Sagrado Coração mostram chamas vindas da parte de cima do coração de Jesus. Este tipo de simbolismo só passou a ser adotado pela Igreja no século XVII, quando Santa Margarida Maria Alacoque teve uma revelação privada de Jesus.

Ela escreveu as palavras que Jesus lhe havia dito. E Ele mencionou especificamente “chamas” vindas de seu coração:

“O meu divino Coração está tão abrasado de amor para com os homens, e em particular para contigo, que não podendo já conter em si as chamas de sua ardente caridade, precisa derramá-las por teu meio, e manifestar-se-lhes para enriquecê-los de seus preciosos tesouros que eu te mostro, os quais contêm a graça santificante e as graças salutares indispensáveis para afastá-los do abismo da perdição”.

Conexões bíblicas

A ideia de Deus estar associado ao “fogo” também é bíblica. O próprio Deus revelou seu “nome” a Moisés no meio de uma “sarça ardente”.

“O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia.”

(Êxodo 3,2)

Jesus também recorreu ao simbolismo das chamas para comunicar o desejo de espalhar seu amor por toda a humanidade:

“Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?”

(Lucas 12,49)

Até o Espírito Santo apareceu em Pentecostes como “línguas de fogo” (cf. At 2,3)

Portanto, embora possa parecer estranho ver o Sagrado Coração de Jesus em chamas, ele é um símbolo que tem conexões bíblicas, além de sua origem a partir das revelações particulares de Santa Margarida Maria Alacoque.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF