Translate

sábado, 18 de junho de 2022

Arquidiocese do Rio consagra Brasil ao Coração Eucarístico de Jesus nos 200 anos da independência

Procissão de Corpus Christi no Rio de Janeiro.
Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO, 17 jun. 22 / 04:21 pm (ACI).- A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) fará um Congresso Eucarístico de 3 a 7 de setembro, recordando o centenário do congresso de 1922. O evento acontecerá no marco dos 200 anos da independência do Brasil e, por esta ocasião, será celebrada missa solene no Cristo Redentor, com a consagração do país ao Coração Eucarístico de Jesus.

O anúncio foi feito pelo arcebispo, cardeal Orani Tempesta que, ao final da celebração de Corpus Christi ontem (16) assinou a “Carta Pastoral Comemorativa Centenário do Congresso Eucarístico de 1922”.

“Como bem sabemos, nosso país tem na Eucaristia, celebrada naquele Domingo de Páscoa de 26 de abril de 1500, o seu primeiro ato de culto católico inscrito no registro de seu nascimento. As efusivas comemorações pelo Dia de Corpus Christi em todo o Brasil (que é também um dia de ponto facultativo ou feriado municipal), os Congressos Eucarísticos nacionais e o internacional realizado no Rio de Janeiro (capital federal) em 1955, os hinos eucarísticos e as diversas manifestações devocionais expressam o amor ao Corpo e Sangue do Senhor e acentuam a fé eucarística do povo brasileiro”, afirma o arcebispo.

Na carta, dom Orani conta que em 1922, o então arcebispo coadjutor do Rio e mais tarde arcebispo metropolitano, dom Sebastião Leme da Silveira Cintra convocou os arquidiocesanos para um congresso eucarístico “diante das comemorações do centenário da independência”. “O tema geral proposto foi a ‘restauração do Brasil em Cristo, pelo incremento da vida eucarística, principalmente nas famílias, crianças e mocidade’”, recorda.

O arcebispo destaca ainda que, “neste ano de 2022, no qual comemoramos o bicentenário da proclamação da Independência do Brasil, teremos a oportunidade de celebrar os 100 anos desse Congresso Eucarístico comemorativo do centenário da independência e que também nos prepara para o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado de 11 a 15 de novembro, em Recife” (PE). O congresso também recordará os 140 anos de nascimento e os 80 anos de morte do cardeal Leme.

O tema do congresso será “Eucaristia, alimento da unidade, de esperança e de fraternidade”. E a motivação bíblica será a mesma do congresso de 1922: “E Jesus percorria toda a Galileia… curando todas as enfermidades e doenças entre o povo” (Mt 4,23). Segundo a carta pastoral, “as celebrações deste centenário do Congresso Eucarístico de 1922 na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro contemplarão uma programação em níveis paroquial, vicarial e arquidiocesano”.

Dom Orani, então, estabelece que, desde a celebração de Corpus Christi ontem, todas as comunidades devem rezar a oração pelo Congresso, “em momentos oportunos, conforme determinação dos párocos”, até o dia 7 de setembro. A oração está disponível na carta pastoral.

Quanto aos dias do congresso, a programação começará em 3 de setembro, com missa solene de abertura, às 9h, na catedral metropolitana, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento no entorno da Catedral e Bênção Eucarística na sua conclusão. No dia 4 de setembro, haverá o “Dia Eucarístico” nas paróquias. “É o momento de retomar com mais ardor a participação dominical presencial em nossas igrejas. Neste sentido, será preciso salientar em todas as missas, o Domingo como o Dia da Eucaristia por excelência (cf. At 20,7) e também a realização de uma procissão eucarística pelas principais ruas do território paroquial”, pede o arcebispo.

No dia 5 de setembro, “cada vicariato se reunirá com suas paróquias para catequese eucarística, missa, procissão e Bênção Eucarística presidida pelo Bispo animador, emérito ou residente”. Neste dia, haverá missa pelos 140 anos de nascimento e 80 anos de morte do cardeal Leme, na Igreja Sant’Ana, às 18h.

Em 6 de setembro, haverá o congresso teológico on-line, organizado pelo Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O encerramento será no dia 7 de setembro, a partir das 7h, no Santuário do Cristo Redentor. Haverá missa solene pelos 200 anos da Independência do Brasil e a primeira comunhão de crianças (uma de cada vicariato), exposição do Santíssimo Sacramento, Te Deum, consagração do Brasil ao Coração Eucarístico de Jesus e bênção com o Santíssimo Sacramento. A arquidiocese informou que em breve divulgará o texto da consagração para que todos possam acompanhar a celebração e rezar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF