Translate

sexta-feira, 24 de junho de 2022

França: evento “Noite das Igrejas” se inspira no pensamento de São Carlos de Foucauld

S. Carlos de Foucauld | Guadium Press
A “Noite das Igrejas”, evento cultural que permite às igrejas abrirem suas portas para visitas durante à noite, na França, inspira-se neste ano no pensamento de São Carlos de Foucauld.

Redação (23/06/2022 12:13, Gaudium Press) Acontece na França do dia 23 de junho ao dia 3 de julho, a “Noite das Igrejas”.

Nascido da iniciativa da Igreja na França em 2011, a “Noite das Igrejas” é  um evento cultural que acontece durante o verão europeu e permite às igrejas e comunidades religiosas de todo o país abrirem suas portas para acolherem os visitantes durante uma semana.

Captura de tela do cartaz do evento. Origem: www.eglise.catholique.fr/

Igrejas das grandes e pequenas cidades abertas para receber os visitantes

Segundo o iniciador do projeto, Dom Jean Legrez, Arcebispo de Albi, o evento tem dois objetivos “por um lado permitir que as comunidades cristãs locais, mesmo nas aldeias mais pequenas, apoiem ou recuperem a sua igreja, lugar de sua história e suas raízes; por outro lado, abrir as suas portas e acolher todos os que vierem: artistas, visitantes, curiosos, curiosos, etc.”, explicou o Arcebispo.

A edição de 2022, começa na noite de hoje, 23 de junho e terá como tema a “Viagem dentro da noite” (Voyage dans la nuit). O tema faz referência ao livro “Viajante dentro da noite” (Voyageur dans la nuit), obra que recolhe os pensamentos espirituais de Charles de Foucauld, francês canonizado no último dia 15 de maio.

Outras numerosas atividades relacionadas com a pessoa e o pensamento de São Carlos de Foucauld serão apresentadas ao público.

Na região francesa da Alsácia  região natal do missionário francês  duas cidades vão propor um “caça ao tesouro”, onde os participantes deverão resolver enigmas ao mesmo tempo que exploram a igreja. O objetivo do jogo é encontrar o testamento de São Carlos de Foucauld.

O caráter lúdico do jogo não negligencia a parte espiritual, visto que os enigmas tem relação com o pensamento espiritual do religioso francês.

Em outra região da França, no Périgord, os participantes da “Noite das Igrejas” poderão assistir duas peças teatrais que contam o percurso espiritual de São Carlos de Foucauld.

Consistório Público Ordinário, presidido pelo Papa, aprova sete novas canonizações. O Cardeal Semeraro afirmou que os novos Santos "Testemunharam Cristo com o dom da vida e o exercício da caridade".

São Carlos de Foucauld, de oficial a cisterciense | Guadium Press

São Carlos de Foucauld, nasceu em 1858 na cidade francesa de Estrasburgo. Após ser oficial militar na cavalaria francesa, tornou-se explorador e geógrafo antes de abraçar a vida religiosa na ordem dos cistercienses. Como cisterciense São Carlos de Foucauld se destacou por seu zelo apostólico e sua vida de eremita.

No dia primeiro de dezembro de 1916, Carlos de Foucauld entregou sua alma a Deus, em Tamanrasset, na Argélia. Foi beatificado em 2005 pelo Papa Bento XVI e canonizado em 15 de maio de 2022, pelo Papa Francisco (FM)

Fonte: https://gaudiumpress.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF