Translate

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Por que devo me arrumar para ficar em casa?

baranq - Shutterstock
Por Sheila Morataya

O seu estilo diz muito não só a sua autoestima, mas também do seu "pulso" espiritual.

“Por que eu deveria me vestir e me arrumar para ficar em casa?” Esta é uma pergunta de uma leitora que eu recebi no Facebook e que me inspirou a responder através desta coluna.

O autocuidado, e sua prática ou não, está relacionado a uma variante da autoestima.

Quando falo de autoestima, estou me referindo ao cuidado pessoal que todo homem e toda mulher se dá, a fim de permanecer saudável e sempre projetar um aspecto positivo para os outros.

Em minha experiência no campo da psicoterapia – e graças ao fato de antes desta profissão eu estar envolvida em modelagem profissional e consultoria de imagem junto a bancos, comércio e governo – posso dizer que desenvolvi uma capacidade muito especial de saber quase imediatamente como é a autoestima da pessoa à minha frente.

Esta pessoa pode ser um executivo de negócios bem-sucedido ou uma dona de casa que cuida de seus filhos.

Autoestima, confiança, poder pessoal, gestos e movimentos determinam como você se percebe, assim como seu “pulso” espiritual: se você se sente ou não um filho ou filha amada(o) de Deus.

O autocuidado se transforma a cada década. Por isso, se você se cuidar desde jovem e aprender a externar o melhor de si mesmo(a), é provável que você se tornará modelo para os outros com o passar dos anos.

Aqui estão algumas das reflexões que me vieram à mente quando li a abordagem da leitora:

1VOCÊ É UM ESPELHO PARA SEUS FILHOS E PARA OS OUTROS

No meu trabalho com meus pacientes, utilizo um espelho para ajudá-los a melhorar sua autoimagem, autoestima e autoaceitação.

Quando comecei a usar o espelho e a falar sobre ele entre meus colegas, às vezes causei risos. Mas quando fui à televisão, nos Estados Unidos, para apresentar este método de espelho, o resultado foi que consegui um contrato para escrever meu último livro.

No momento de escrever este artigo, pesquisas e testes de laboratório já estão sendo feitos utilizando um espelho para ajudar as pessoas a irem além da imagem que elas vêem nele.

Isto é particularmente importante, pois tenho certeza de que você terá filhos pequenos e eles o imitarão em tudo – ou quase tudo – o que eles enxergam em você.

Hábitos, vícios, maneiras de olhar e de se mover, em suma, você é um espelho para seus filhos. Portanto, é importante que quando você se olhar no espelho você goste do que vê, você se ame como é e você se aceite. Isto transmitirá inconscientemente uma autoestima saudável a seus filhos.

2VOCÊ NUNCA SABE QUEM BATERÁ À SUA PORTA

Vivo nos Estados Unidos, o que significa que as pessoas de classe média não costumam ter uma empregada doméstica todos os dias.

Assim como trabalhamos fora, também lavamos a roupa, cozinhamos e levamos as crianças para lá e para cá.

Entretanto, embora eu escreva que você nunca sabe quem vai bater à sua porta, é importante que você se arrume porque esta é uma forma de se conectar com a alta dignidade que você possui: a de uma pessoa.

3PERSONALIDADE E ESTILO DE VIDA

Assim como tornar-se um excelente cozinheiro requer prática, também é preciso prática para aperfeiçoar sua maquiagem, vestir seu corpo com o que mais lhe convém ou encontrar aquele corte de cabelo que fará sobressair o melhor em seu rosto.

4O AUTOCUIDADO INFLUENCIA A MENTE

Em minha prática como psicoterapeuta, também sigo o que chamo de “terapia de preparação” com minhas pacientes.

Isto significa que eu as ensino a escolher uma boa base de maquiagem e como aplicar as cores corretamente no rosto.

Também utilizo uma paleta de cores com a qual descobrimos quais lhes convêm melhor.

Finalmente, vamos às compras e escolhemos as roupas que não só são coerentes com cada corpo, mas também com o estilo de vida de cada uma.

Depois de algumas semanas vivendo o processo, as pacientes costumam relatar: sinto-me feliz e cheia de energia!

Isso acontece porque a mentalidade dela mudou – e para melhor!

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF