Translate

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Francisco e as famílias, um compromisso que une Roma ao mundo

Papa Francisco na Irlanda - IX Encontro Mundial das Famílias - Dublin 2018 
(Vatican Media)

Cresce a expectativa para o Encontro Mundial das Famílias, agora em sua décima edição, que começa nesta quarta-feira na presença do Papa e terminará no próximo domingo para refletir sobre o tema "Amor em família: vocação e caminho de santidade".

Amedeo Lomonaco, Silvonei José – Vatican News

Roma recebe entre os dias 22 e 26 de junho o X Encontro Mundial das Famílias. Um evento que apresenta uma fórmula sem precedentes, caracterizada por uma dimensão "multicêntrica e difundida". Roma é o local principal, mas nos mesmos dias cada diocese poderá promover um encontro local para suas próprias famílias e comunidades. Todas as famílias do mundo podem, portanto, participar deste evento, que marca o sexto aniversário de Amoris Laetitia e quatro anos depois da Gaudete et Exsultate. Foi que enfatizou o Papa Francisco em sua mensagem em vídeo, por ocasião da apresentação da forma extraordinária deste evento. "Desta vez", acrescentou o Pontífice, "será uma oportunidade da Providência realizar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que querem se sentir parte da comunidade eclesial".

Lá onde for possível, convido as comunidades diocesanas a programar iniciativas baseadas no tema do Encontro... Peço a vocês que sejam vivazes, ativos e criativos, que se organizem com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma. Esta é uma oportunidade preciosa para nos dedicarmos com entusiasmo ao trabalho pastoral familiar: cônjuges, famílias e pastores juntos. Coragem, portanto, caros Pastores e queridas famílias, ajudem-se mutuamente para organizar encontros nas dioceses e paróquias de todos os continentes. Bom caminho em direção ao próximo Encontro Mundial das Famílias!

O programa

No Angelus de domingo 19 de junho, o Papa recordou a abertura do X Encontro Mundial das Famílias. Francisco também agradeceu "aos bispos, párocos e agentes de pastoral familiar que convocaram as famílias para momentos de reflexão, celebração e festividade". "Agradeço sobretudo aos cônjuges e famílias", disse ele, "que darão testemunho do amor familiar como uma vocação e um caminho para a santidade". A abertura do Encontro, neste dia 22 de junho, é caracterizado pelo Festival das Famílias na presença do Santo Padre. No dia 23 de junho haverá quatro painéis, incluindo "Esposos e sacerdotes juntos para construir a Igreja", e duas conferências, uma das quais focalizará o tema "Acompanhar os primeiros anos de matrimônio". Na sexta-feira 24 de junho, outros tópicos serão explorados, incluindo "O catecumenato matrimonial" e "Vocação e missão nas periferias existenciais". No dia seguinte, sábado 25 de junho, uma conferência é dedicada à família Beltrame Quattrocchi. A apresentação do subsídio sobre os Santos Esposos precede então a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro. O Encontro se conclui no domingo 26 de junho com o "Envio das Famílias".

Os Encontros Mundiais das Famílias: 1994 até hoje

O ano é 1994. As Nações Unidas proclamam-no o "Ano Internacional da Família". Por desejo do Papa João Paulo II celebra-se contemporaneamente, um "Ano da Família": o primeiro Encontro Mundial é realizado em Roma. Três anos depois, em 1997, Papa Wojtyla convoca as famílias de todo o mundo a se reuniram no Brasil, no Rio de Janeiro, para refletir sobre o tema: 'A família: dom e compromisso, esperança da humanidade'. O terceiro Encontro Mundial se realiza em Roma no contexto do Grande Jubileu do ano 2000. Três anos depois, as famílias se reúnem em Manila, Filipinas, para refletir sobre o tema: "A família cristã: uma boa notícia para o terceiro milênio". O quinto Encontro Mundial é realizado em Valência, Espanha. Três anos depois, na Cidade do México, o evento focaliza o tema: "A família, formadora de valores humanos e cristãos". Milão, Itália, sedia o sétimo Encontro Mundial e, em 2015, as famílias se reúnem na Filadélfia para refletir sobre o tema: "O amor é nossa missão, a família totalmente viva". O nono Encontro Mundial se realiza na Irlanda, em Dublin, tendo como pano de fundo a exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia. E agora é a vez de Roma, com a décima reunião centrada no tema "Amor em família: vocação e caminho de santidade".

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF