Translate

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Arquidiocese lança a ação PARTILHA BRASÍLIA

Foto: Setor de Comunicação - Arquidiocese de Brasília

Arquidiocese lança a ação PARTILHA BRASÍLIA

Na manhã desta segunda-feira (15/08), o auditório Cardeal José Freire Falcão, na Cúria Metropolitana de Brasília, ficou lotado de empresários, agente públicos, autoridades, presidentes e coordenadores de ONG’s, bem como, de padres e fiéis atuantes em diversas realidades pastorais para o lançamento da ação PARTILHA BRASÍLIA.

O evento contou com a presidência do Arcebispo da Capital federal, Dom Paulo Cezar Costa e teve, ao seu lado, o Bispo Auxiliar, Dom José Aparecido, além do Vigário Geral, Padre Eduardo Peters, e o responsável pela organização da solenidade, Frei Rogério Soares, O. de M. , Vigário Episcopal para a promoção humana e obras sociais da Arquidiocese de Brasília.

Frei Rogério Soares iniciou a apresentação da proposta da ação PARTILHA BRASÍLIA, fazendo memória das ações sociais que a Arquidiocese de Brasília sempre realizou desde sua fundação, em 1960, recordando que, na gênese de sua existência, o primeiro Arcebispo, Dom José Newton, já criara a OASSAB, hoje conhecida como Obras Sociais da Arquidiocese de Brasília. Falando da motivação para esta iniciativa, partilhou que, ao saber da situação do mapa da fome no Distrito federal, Dom Paulo Cezar instigou o seu governo arquidiocesano a pensar numa forma de colaborar para que esta situação triste que uma parcela significativa da população passa, pudesse ser olhada com mais atenção pela Igreja e por parceiros os quais pudessem colaborar com a diminuição do sofrimento de tantos.

Foto: Setor de Comunicação - Arquidiocese de Brasília

Em seguida, o Vigário Episcopal para as Obras Sociais apresentou algumas ações que já começam a ser realizadas a partir do lançamento da PARTILHA BRASÍLIA. Inicialmente, o cartão de contatos. Este cartão contém os endereços e contatos dos centros referenciais de ajuda e acolhimento que estarão abertos para realizar este primeiro contato com aqueles que necessitarem: Sede da OASSAB, 601 sul, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, 615 sul e Santuário São Francisco de Assis, 915 norte. Estes locais estarão ornados com pessoas capacitadas para realizar o processo de escuta, acolhimento e encaminhamento daqueles que procurarem ajuda da PARTILHA BRASÍLIA.

A segunda ação imediata é o programa de microcrédito que está sendo organizado para incentivar o empreendedorismo, dado que, além da ajuda financeira e caritativa, é interesse da Arquidiocese, através de seus parceiros, que as pessoas sejam formadas para conseguirem manter-se, com dignidade, através do próprio trabalho. Também, a ação imediata da entrega de cestas básicas para aqueles que se apresentaram em situações limítrofes, lembrando do lema adotado para o lançamento da ação: “tive fome e me deste de comer.”

Após a apresentação, Dom Paulo Cezar discursou sobre a importância da ação PARTILHA BRASÍLIA e as motivações que levaram ao início dela. “Na celebração de Corpus Christi, refletimos juntos que não dá para celebrar a Eucaristia com a consciência tranquila enquanto tantos irmãos e irmãs estão passando fome.” E continuou: “A Igreja Católica presente em Brasília, envolvendo a sociedade, quer acolher e escutar a história de cada pessoa para ajudá-la a sair da situação de pobreza e exclusão; ajudar a se transformarem em sujeitos da própria história. Queremos ser uma Igreja missionária onde todos sejam tocados pela presença de Jesus Cristo.”

O Arcebispo ainda destacou que “os novos problemas exigem soluções para o hoje. Os problemas mudaram, as respostas também devem mudar para resolver as dificuldades. Esse projeto quer nos tirar da indiferença para com o outro”, e sobre o lugar do próximo, Dom Paulo relembrou da importância de saber escutar, destacando a parábola do samaritano: “é preciso encontrar o outro através de uma escuta qualificada para sair da indiferença em relação aos pobres e excluídos, como o evangelho mostra na parábola do samaritano.”

Foto: Setor de Comunicação - Arquidiocese de Brasília

Após a fala de Dom Paulo Cezar, Frei Rogério Soares fez a leitura da carta de intenções que foi assinada pelo Arcebispo e pelos parceiros iniciais da ação: Embaixada da Taiwan no Brasil, SESC, SENAC, FECOMÉRCIO, FIBRA, SESI, SENAI, Centro Universitário UNIEURO, Mercados BIGBOX/ULTRABOX, Campeão da Construção, Secretaria de Trabalho do DF, Secretaria de Justiça do DF, Programa Providência, Obras Sociais da Arquidiocese de Brasília, Programa Coração Aberto e Serviço Fraterno Santa Dulce dos Pobres.

Para mais informações sobre a ação PARTILHA BRASÍLIA, entre em contato com o Vigário Episcopal para a promoção humana e obras sociais, Frei Rogério Soares:

(61) 9 8348-8879

Ou com as Obras Sociais da Arquidiocese de Brasília

Telefone: (61) 3223-8431

Endereço: SGAS 601 Módulo 3, conjunto Bom Jesus – Asa Sul – Brasília – DF

E-mail: oassab@terra.com.br

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF