Translate

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Ser cardeal significa ser servidor do povo de Deus, diz dom Paulo Cezar

O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa / Daniel Ibáñez (ACI Prensa)
Por Almudena Martínez-Bordiú | ACI Prensa

BRASILIA, 30 ago. 22 / 09:13 am (ACI).- Paulo Cezar Costa, nomeado cardeal pelo papa Francisco no consistório no último sábado, explicou que ser cardeal “significa ser servidor do povo de Deus”.

O novo cardeal do Brasil disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que um cardeal “é um homem que olha para Jesus Cristo, o servidor, o grande exemplo para todos nós”.

“Ele também é aquele que busca servir, doar sua vida na Igreja e dar sua vida ao povo de Deus”, disse. "É isso que procuro e gostaria de ser, um servidor do povo de Deus".

Cardeal Paulo Cezar Costa

Dom Paulo César Costa nasceu em Valença (RJ) em 20 de julho de 1967. Foi ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 1992. É doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Como sacerdote, foi vigário paroquial, pároco, diretor e professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, reitor do seminário e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI em Nova Iguaçu (RJ).

Em 2010 foi nomeado bispo. Sua ordenação episcopal foi em 5 de fevereiro do mesmo ano. Na CNBB atuou como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé de 2011 a 2015.

Em 22 de junho de 2016, o papa Francisco o nomeou, aos 48 anos, o sétimo bispo de São Carlos, sucedendo dom Paulo Sérgio Machado, que renunciou aos 70 anos, em 16 de dezembro de 2015, após ser preso por dirigir embriagado.

Em 20 de abril de 2020, o papa Francisco o nomeou membro da Pontifícia Comissão para a América Latina e, no dia 4 de julho seguinte, também o nomeou membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Dom Costa também foi membro do grupo de bispos consultivos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e, em 21 de outubro de 2020, o papa Francisco o nomeou arcebispo metropolitano de Brasília aos 53 anos.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF