Translate

domingo, 28 de agosto de 2022

Dia do Catequista

Dia do Catequista | cnbb

DIA DO CATEQUISTA: “COMO SERVIDOR DA PALAVRA AJUDA A CONHECER E FAZER EXPERIÊNCIA COM JESUS CRISTO”

O último domingo do mês de agosto, 28, é dedicado a vocação de catequista. “Ele como servidor da Palavra ajuda a adultos, jovens, adolescentes e crianças a conhecer e fazer uma experiência com Jesus Cristo”, diz o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá.

O catequista é alguém que foi chamado por Deus, passou por um tempo de formação na escola de Jesus para depois ser enviado a anunciar e testemunhar. Não se nasce catequista, se adquire conhecimentos teóricos e experiência com a prática concreta”.

Padre Jânison salienta que é importante que o catequista se deixe sempre guiar pelo Espírito Santo, tenha abertura para uma catequese a serviço da Iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal, capacidade de construir relações de amizade, diálogo, trabalho em equipe, solidariedade, comunhão e vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo.

“Ele exerce um serviço importante na comunidade eclesial missionária. Agradecemos a todos os catequistas por tamanha generosidade e dedicação no serviço a Igreja”, diz o padre.

Por ocasião da data, o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, manifestou gratidão pelo ministério do catequista. “Voltem àquelas primeiras experiências do chamado à catequese – alguém o chamou e você aceitou. A voz era humana, mas a fonte que convidada procedia do Espírito de Deus”, diz dom Peruzzo.

Tivemos esses dias difíceis da pandemia: quantos esquecimentos, quantos distanciamentos e até desânimos, cansaços e certamente até passou na sua mente que já contribuiu bastante e já era hora de deixar para outros, mas estar aqui é recomeçar.

Mensagem dos catequistas

O portal da CNBB publica, em áudio, os depoimentos de catequistas dos diversos regionais da CNBB.

A Rose Medeiros, do regional Norte 1, saudou todos os que assumiram o chamado de anunciar a palavra de Deus sendo testemunhas da Palavra, com coragem e criatividade e na força do Espírito Santo.

O Joseilton Luz de Oliveira, da equipe de coordenação do regional Nordeste 2, desejou que todos sigam a voz do Mestre, na caminhada da vida, rumo à plenitude do Reino de Deus. “Ele mesmo chamou a cada um de nós para que possamos colaborar com a educação da fé do povo de Deus”.

Marcelo Luiz Machado, da coordenação da animação bíblico-catequética do regional Sul 1, reconheceu o árduo trabalho de evangelização de tantos homens e mulheres espalhados pelo imenso Brasil. “Com paciência, zelo e com muito trabalho fazem da catequese um caminho de conversão e segmentam Jesus”.

https://youtu.be/vp6YyMF8qOY

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF