Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

O cérebro adolescente: 4 ideias para orientar um filho adolescente

Cérebro Adolescente | es.zenit

O cérebro adolescente: 4 ideias para orientar um filho adolescente.

Como nós, pais, podemos usar essas informações sobre o cérebro do adolescente? Quatro ideias para orientar sua interação com seu filho adolescente quando se trata de desenvolvimento cerebral.

20 DE AGOSTO DE 2022

(ZENIT News – Institute for Family Studies / Estados Unidos, 20.08.2022).- Hoje se sabe que o cérebro adolescente é neurologicamente imaturo. Essencialmente, todos reconhecem e aceitam que o cérebro adolescente está "em construção". Mas a ideia de que o cérebro adolescente está se desenvolvendo é um conceito relativamente novo. Somente nas últimas três décadas entendemos até que ponto o cérebro continua a se desenvolver após a infância.

como o cérebro se desenvolve

À medida que as técnicas de imagem cerebral avançavam, surgiram teorias sobre porque os adolescentes podem ser tão difíceis. Estudos mostram que é isso que acontece à medida que os cérebros de nossos filhos se desenvolvem (e isso é visto em todas as culturas):

– Durante a infância, vemos que a massa cinzenta (comumente chamada de células cerebrais ou neurônios) aumenta enormemente rapidamente. Isso faz com que o córtex se torne mais espesso e volumoso até o início da adolescência.

– Mas, à medida que a adolescência avança, o número de células cerebrais e conexões neurais diminui (e a espessura e o volume do córtex encolhem) a um ritmo vertiginoso, eventualmente se estabilizando quando nossos filhos atingem seus 20 e poucos anos.

– Enquanto ocorre essa redução da massa cinzenta (células cerebrais), o desenvolvimento da massa branca do cérebro (mielina) aumenta através de um processo conhecido como mielinização.

– Desde a infância, o cérebro tem mais neurônios e mais conexões entre esses neurônios do que precisa. Eles se desenvolvem porque o cérebro capta informações através da experiência e retém o máximo que pode. À medida que o cérebro amadurece, deve podar o excesso de neurônios e conexões para tornar os circuitos cerebrais mais eficientes.

Pense nisso como sua conexão de banda larga. Funciona muito bem até que todos usem o WiFi. Quando você tem cinco telefones, três laptops e duas TVs baixando conteúdo, não consegue acompanhar. Demasiadas ligações. Então, assim que você começa a desligar alguns desses dispositivos para manter o sinal onde você mais precisa, o cérebro começa a podar células e conexões para melhorar a conectividade e a eficiência.

À medida que os neurônios são podados, a mielina começa a se desenvolver. A mielina atua como isolante, tornando o processo de envio e recebimento de sinais mais eficiente. Essa mielina funciona da mesma maneira que a borracha ou o plástico que envolve um cabo elétrico. Ele direciona o sinal de A para B sem difundi-lo nos arredores. E acelere o sinal.

Porque és importante

Pense no que acontece quando a rede rodoviária em sua área está sendo atualizada e reformada. Geralmente envolve atrasos. É preciso ir devagar e contornar os congestionamentos com paciência e compreensão, sabendo que, com o tempo, as obras serão concluídas e o trânsito fluirá melhor do que nunca.

Neste momento, o cérebro do seu filho adolescente é como aquela rede rodoviária. E vai levar alguns anos de atualizações antes de chegar onde você quer. O importante é lembrar que podemos ajudar esses cérebros em desenvolvimento mantendo as coisas niveladas e equilibradas.

Existem duas áreas de comportamento que são particularmente problemáticas durante a adolescência: comportamento de risco e falta de preocupação com os outros. Vamos ver como essas áreas se relacionam com o desenvolvimento do cérebro e o que podemos fazer a respeito.

Neurônios | es.zenit

Correr riscos na adolescência

Muitas vezes ouvimos que a tomada de decisão na adolescência é comprometida pela diferença entre o desenvolvimento do sistema límbico (onde estão as emoções) e o desenvolvimento do córtex pré-frontal (onde ocorre o pensamento). É essa discrepância de desenvolvimento que explica as decisões inseguras, insalubres e imprudentes na adolescência.

No entanto, se você observar a idade em que nossos jovens experimentam o maior desalinhamento do desenvolvimento neural, é em torno de 13 a 15 anos. Este é o momento em que a lacuna entre o desenvolvimento do córtex pré-frontal e o desenvolvimento do sistema límbico é maior. Então, em teoria, devemos ver mais comportamentos de risco e de risco nos primeiros anos da adolescência do que em qualquer outra idade.

Em contraste, as crianças no início da adolescência não tendem a se envolver em comportamentos de risco na mesma proporção que as crianças no final da adolescência ou início dos 20 anos. Em grande parte, isso ocorre porque a assunção de riscos e a curiosidade combinam com a oportunidade no final da adolescência para criar comportamentos de risco. Afinal, jovens de 13 anos não podem dirigir de forma imprudente, abusar do álcool ou usar cigarros ou vape (pelo menos não legalmente) da mesma forma que um jovem de 18 anos.

Essa ligação entre oportunidade e comportamento de risco também é afetada pelo gênero. Os homens se envolvem em comportamentos mais arriscados, mas não há diferença significativa na propensão a correr riscos entre os gêneros. Ou seja, as meninas são tão propensas a ter o desejo de se envolver em comportamentos de risco, mas não o fazem como os meninos. Os meninos simplesmente têm mais oportunidades – e correm mais riscos – do que as meninas.

Além disso, algumas pesquisas sugerem que o comportamento desafiador do adolescente é o resultado de uma profecia auto-realizável. Estudos mostraram que os adolescentes que concordaram com declarações mais negativas sobre o desenvolvimento do cérebro adolescente exibiram um comportamento mais arriscado em comparação com os adolescentes que discordaram dessas declarações.

Parece que o comportamento de risco do adolescente tem menos a ver com o desenvolvimento do cérebro e mais a ver com uma combinação de curiosidade, influência dos pares, busca de status, oportunidade e uma profecia auto-realizável que leva nossos filhos pelo proverbial caminho do jardim quando é sobre seus comportamentos desafiadores.

empatia na adolescência

A empatia cognitiva, ou seja, a capacidade mental de assumir o ponto de vista dos outros, começa a aumentar constantemente em meninas a partir dos 13 anos, de acordo com um estudo de seis anos publicado na Developmental Psychology. Essa capacidade é processada no córtex pré-frontal, o órgão executivo do cérebro que é relativamente subdesenvolvido (ou seja, com muitos neurônios e pouca mielina) durante a adolescência. Curiosamente, não vemos ganhos semelhantes em empatia cognitiva em meninos até os 15 anos.

Não apenas os meninos adolescentes carecem de empatia cognitiva, mas a mesma pesquisa descobriu que entre as idades de 13 e 16 anos, a empatia afetiva dos meninos (que é a capacidade de reconhecer e responder aos sentimentos dos outros) diminui. Recupera-se no final da adolescência. Mas no caso das meninas, está sempre lá: estável e elevado.

O cérebro está envolvido no desenvolvimento da empatia. Mas as evidências sugerem que não há diferenças específicas de gênero nos padrões de atividade neural para empatia, apesar do fato de as mulheres pontuarem mais em quase todas as medidas de empatia. Isso nos diz que a empatia tem menos a ver com o desenvolvimento do cérebro e mais com o condicionamento social e as expectativas culturais.

Jovem pensando | es.zenit

Quatro ideias para pais

Há muitas pessoas que se esforçam para entender o cérebro. Embora seja fascinante aprender e descobrir como nosso cérebro funciona, esta é minha opinião: você não precisa de um doutorado em neurociência para ser um bom pai. Na verdade, ter uma visão incompleta ou excessivamente simplificada do desenvolvimento do cérebro pode até dificultar a paternidade. A pesquisa do cérebro pode informar a prática dos pais em geral, mas não nos diz o que fazer ou como fazê-lo no momento.

Tudo isso nos leva à pergunta final: como podemos, como pais, usar essas informações sobre o cérebro adolescente? Vou compartilhar quatro ideias para orientar sua interação com seu filho adolescente no que diz respeito ao desenvolvimento do cérebro.

1.     Lembre-se de que existem dimensões positivas e negativas para o comportamento de risco. É possível satisfazer a curiosidade e o desejo de excitação dos adolescentes com segurança. Assumir riscos de forma saudável é:

- Socialmente aceitável

– Uma parte necessária da adolescência

– Algo que permita que os adolescentes explorem e desenvolvam suas próprias identidades

– Algo que permita que os adolescentes pratiquem a tomada de suas próprias decisões

– Ao praticar a tomada de risco saudável, os adolescentes têm a oportunidade de desenvolver seu sistema de controle cognitivo, preenchendo a lacuna de desenvolvimento entre a busca de recompensas e a autorregulação. Isso significa que, quando uma decisão precisa ser tomada, devemos fazer uma pausa e convidá-los a explicar o que estão pensando e dar-lhes a oportunidade de escolher com sabedoria e segurança. E se um adolescente confessar que está fazendo algo inseguro, insalubre e imprudente, evite constrangimento. Uma discussão contínua na qual estamos curiosos, não zangados, pode fazer uma grande diferença.

2.                "Meninos serão meninos" não é desculpa para mau comportamento. Não se apresse em justificar as diferenças de gênero como sendo devido a diferenças cerebrais. Embora isso desempenhe um papel pequeno, também pode dar às crianças uma desculpa para um comportamento abaixo do ideal. Nossos caras podem fazer melhor.

3.     Em vez de se concentrar nos "déficits" do cérebro adolescente, concentre-se nos benefícios. Os adolescentes têm mais células cerebrais do que os adultos e são mais capazes de construir sinapses entre os neurônios, o que significa que são capazes de aprender com mais facilidade e rapidez. Deixe-os saber disso e direcione suas expectativas para o desenvolvimento e o crescimento, em vez de tolices e riscos.


Finalmente, aqui está um passo crucial que devemos sempre dar, independentemente do desenvolvimento do cérebro:

4.                Enfatize a conexão sobre a correção e a direção. Certifique-se de que eles se sintam vistos, ouvidos e valorizados. Seus adolescentes devem saber que você os ama. Diga-o regularmente. E lembre-os de que você os ama, não importa o quê.

Educar adolescentes pode ser difícil. Mas a boa notícia é que a grande maioria sobrevive à adolescência e se torna um adulto respeitoso e completo. E se enfatizarmos a conexão, podemos passar pela adolescência com nossos relacionamentos não apenas intactos, mas prósperos.

Dr. Justin Coulson é um autor best-seller, marido e pai de seis filhos. Seu último livro é Miss-Connection. A tradução do original em inglês publicado originalmente no Institute for Family Studies sob o título  Understanding the Teenage Brain  foi feita pelo diretor editorial de ZENIT.

Fonte: https://es.zenit.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF