Translate

sábado, 20 de agosto de 2022

Com a participação de Francisco, Vaticano sediará "Primer Vitae Summit"

Papa Francisco faz pronunciamento em encontro na Casina Pio IV 
(Vatican Media)

O evento pretende discutir estratégias e propostas criativas para o desenvolvimento de iniciativas culturais em nível global para um mundo melhor em que se promova a unidade, a esperança e o encontro entre todas as pessoas apesar das diferenças. O Papa Francisco estará presente em um dos evento da Cúpula.

Vatican News

A Fundação global Vitae, anunciou que o Primer Vitae Summit terá lugar na Casina Pio IV, no Vaticano, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Com a presença de personalidades e artistas de renome internacional, o encontro tem como objetivo construir juntos - e com a participação do Papa - o início de um debate sobre como seria possível aproveitar as artes, a mídia e o entretenimento para desencadear uma transformação cultural que promova o bem comum, os valores universais e o encontro entre as pessoas.

Ao apresentar o encontro, o presidente e fundador da Vitae,  Luis Quinelli, explica que “em uma sociedade carregada de mensagens negativas, polarizações e conflitos na agenda pública internacional, a Fundação Vitae se propôs a trabalhar para unir artistas, líderes e personalidades mundiais de grande influência para juntos iniciar uma conversação sobre como voltar a colocar a esperança e o bem comum na moda por meio das artes para impactar positivamente o coração e o espírito das pessoas; articulando, por sua vez, ações de diversos grupos de trabalho, pessoas e organizações para esse fim”.

O evento, que já conta com a participação do Papa Francisco e o apoio de diferentes lideranças globais, como a rainha Sofía da Espanha, consiste em um encontro de trabalho colaborativo entre artistas para discutir estratégias e propostas criativas em busca do "desenvolvimento de iniciativas culturais em nível global para um mundo melhor, onde se promova a unidade, a esperança e o encontro entre todas as pessoas, abraçando as diferenças”, acrescentou Quinelli.

A este propósito, o Papa Francisco declarou que “os artistas têm um papel muito importante na sociedade: ser guardiões da beleza neste mundo, embaixadores da cultura do encontro e testemunhas da esperança para toda a humanidade”.

Nos últimos anos, a saber, Quinelli e parte da equipe de gestão de Vitae tiveram uma série de encontros privados com o Papa Francisco na Santa Marta, oportunidade em que apresentaram a ele o trabalho da Fundação e a proposta de que o Vaticano sediasse o primeiro encontro Vitae, em 2022.

Entre os participantes, diversos atores, atrizes e artistas musicais de grande renome internacional confirmaram presença.

“Este será um evento em que os participantes, com a presença e inspiração do Papa, poderão compartilhar experiências e em esquema colaborativo, co-criar mensagens e projetos de alto impacto massivo que nos inspirarão para um mundo melhor, alicerçaddos naqueles valores universais que fomentam o encontro e a esperança", afirmou ainda o presidente da Fundação Vitae, que em dezembro de 2020, sob o lema "Dê um play na esperança", lançou a música "La Bendición Unidos" interpretada por cerca de vinte renomados artistas ibero-americanos, alcançando dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

O valor arrecadado nas diferentes plataformas digitais da versão espanhola de The Blessing foi integralmente doado à Caritas Internacionalis e à World Vision para responder às necessidades suscitadas pelo impacto da pandemia de COVID-19 nas comunidades mais vulneráveis ​​a nível mundial.

Conforme confirmado pelos organizadores do Vitae Summit, este é o primeiro passo de várias ações que serão implementadas em breve. Londres, CDMX e Los Angeles são inclusive mencionadas como as próximas cidades a receber Vitae Summit, entre outras iniciativas, para dar continuidade ao trabalho iniciado no Vaticano.

Sobre a Fundação Vitae

Vitae é uma organização global sem fins lucrativos formada por diversos artistas, executivos e líderes globais cuja missão é transmitir valores universais que impactam positivamente nos corações e espíritos das pessoas através das artes, mídia de massa e entretenimento.

Nos últimos anos, graças ao apoio de várias organizações e artistas mundialmente famosos, bem como líderes globais como o Papa Francisco e a Rainha Sofia da Espanha, a Vitae lançou diferentes linhas de projetos e iniciativas culturais que impactaram positivamente centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, gerando múltiplos pontos de aproximação entre eles, abraçando as diferenças e assim combatendo a polarização e o ódio que ameaça a sociedade atual.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF