Translate

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Hipersensibilidade: sinais que não enganam

Shutterstock I tommaso79
Por Marzena Devoud

Você decifra perfeitamente o humor dos outros? Presta atenção em cada detalhe? Quer sempre entender tudo? Pensa nos outros mais do que em si mesmo(a)? Tudo isso pode ser sinal de hipersensibilidade - e pessoas hipersensíveis podem sofrer muito.

“Complicado(a)”, “tímido(A)”, “hiperativo(a)”, “irritado(a)”, “ansioso(a)” ou mesmo “depressivo(a)”… É assim que alguns entes queridos costumam rotular você? E se tudo isso fosse sinal de hipersensibilidade, essa “alta sensibilidade” que afeta muita gente e que, psicologicamente falando, não é uma doença? 

De fato, a hipersensibilidade pode aparecer por algum tempo ou após um trauma, como um esgotamento. Embora muitos livros tenham sido publicados sobre o assunto nos últimos anos, o primeiro livro falando sobre hipersensibilidade surgiu na década de 1990. O assunto foi abordado por Elaine Aron, uma psicóloga americana. Enquanto trabalhava na área clínica, ela observou que havia pessoas que percebiam o mundo de forma um pouco diferente. Elas eram particularmente empáticas e menos resistentes que os outros a estímulos externos. A psicóloga notou, então, que essas pessoas sentiam tudo com mais força, e que não conseguiam se desprender do que sentiam.

Mas a hipersensibilidade pode esconder um sofrimento real. Foi o caso de Clara, 35 anos. “Quando descobri que minha hipersensibilidade tinha um nome e que eu poderia colocar palavras específicas para o que sentia, foi um alívio enorme para mim”, confidencia à Aleteia. 

Abaixo estão os sinais mais importantes comuns a todas as pessoas hipersensíveis, de acordo com Elaine Aron:

1HIPEREMPATIA

Elisabeth Serra

Diz respeito à capacidade extraordinária de se colocar no lugar do outro. A pessoa hipersensível sempre presta mais atenção ao outro do que a si mesma. Resultados? Ela pode se sentir sobrecarregada por emoções que vêm das pessoas ao seu redor, a ponto de sentir um desconforto real. Portanto, ela não consegue desfrutar da própria vida. A empatia, muitas vezes, impede a aceitação de que alguém tem más intenções. A pessoa hipersensível, portanto, procurará desculpas para seu comportamento.

2CÉREBRO SEM DESCANSO

Graças às suas habilidades analíticas, a pessoa hipersensível pensa incansavelmente, questiona-se constantemente. De certa forma, ela “enxerga” além – às vezes até demais. Em situações novas, em vez de se deixar levar pela onda, ela prefere dar um passo atrás e “processar” todos os dados disponíveis. Sua mente está programada para registrar e analisar todos os detalhes até as mínimas nuances. Todo o seu corpo parece um receptor extremamente sensível. Com isso, o hipersensível tem problemas para fazer escolhas, pois hesita muito antes de decidir. Como a pessoa hipersensível sente as coisas de forma mais aguda e vê além ou mais profundamente, ela é capaz de expor verdades desconfortáveis ​​ao identificar facilmente erros ou imperfeições;

3HIPERSENSIBILIDADE AO MUNDO EXTERIOR

Aleteia

A pessoa hipersensível é muito sensível a cada detalhe que vem do mundo exterior. Alguns sons, de outra forma neutros, podem causar uma forte irritação. Luzes piscando ou cheiros fortes podem gerar desconforto. A pessoa hipersensível também sente qualquer tensão em seu ambiente, como uma atmosfera pesada após uma discussão. Mesmo que esta não lhe diga respeito, ela se sobrecarrega completamente.

4PERFECCIONISMO

No trabalho, o hipersensível está apenas interessados nas atividades que lhe são demandadas. Ele não está interessado em intrigas ou estratégias destinadas a esmagar oponentes. Muito exigente, gosta de se desafiar, mas não tem senso de competição. É a ideia de se superar que o motiva, não o desejo de superar os outros. No entanto, por ser discreto, o hipersensível pode facilmente passar despercebido. Além disso, por geralmente ser o primeiro a chamar a atenção para uma situação negativa no trabalho, é quase sempre visto como a fonte do problema.

5CULTIVAR RELACIONAMENTOS PROFUNDOS

A pessoa hipersensível pensa primeiro nos outros. Ela quer cuidar do bem-estar deles, evita conflitos a todo custo e tende a assumir a responsabilidade pelo mundo inteiro. Resultados? Às vezes, ela pode cair na armadilha de amizades tóxicas ou se deixar manipular por pessoas que a usarão. Mas o seu grande talento é certamente o de saber cultivar relacionamentos profundos e intensos com os outros. Quando ela tem que escolher entre qualidade e quantidade, ela sempre optará pela primeira. Ouvir os outros é sua grande força.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF