Translate

terça-feira, 2 de agosto de 2022

JMJ 2023: daqui a um ano será o grande encontro de Lisboa

Banner da JMJ Lisboa 2023 Vatican News

Evento decorre de 1 a 6 de agosto do próximo ano. Organização lançou esta semana uma campanha com o slogan “Vemo-nos em agosto de 2023”.

Rui Saraiva – Portugal

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 está já em contagem de decrescente. O Comité Organizador Local (COL) promove a partir desta semana uma campanha para assinalar o facto de que falta precisamente um ano para que milhares de jovens de todo o mundo cheguem a Lisboa para se reunirem com o Papa Francisco. “Vemo-nos em agosto de 2023” é o slogan da campanha.

Em nota difundida pela Fundação JMJ Lisboa 2023 “todos são convidados a participarem e a se envolverem nesta Jornada, que é, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude determinada em construir um mundo mais justo e solidário”.

“A um ano da JMJ Lisboa 2023 renovo o convite a todos os portugueses para acolher nas nossas casas, aldeias, vilas e cidades, a juventude do mundo inteiro” – refere o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, numa mensagem vídeo.

No âmbito desta campanha decorre nas redes sociais uma ação de perguntas e respostas sobre a JMJ Lisboa 2023. E no site oficial lisboa2023.org está disponível uma newsletter especial.

Lisboa, Santarém e Setúbal serão as dioceses portuguesas que vão acolher os jovens participantes na JMJ entre os dias 1 a 6 de agosto. Em declarações à Agência Ecclesia, responsáveis dos respetivos Comités Organizadores Diocesanos (COD) falaram sobre o trabalho que estão a desenvolver.

João Clemente é o responsável pelo COD de Lisboa e assinalou o impacto que a JMJ vai ter na vida das regiões, ao acolherem tantos milhares de jovens.

“Não conseguimos imaginar o que vai ser o dia 1 de agosto de 2023. Vai ter um impacto estrondoso. Visualmente, chegarem milhares de jovens a estas cidades, vai fazer com as pessoas, que se calhar nem se aperceberam que as JMJ iriam acontecer, percebam: transportes, as ruas, a vida, a alegria e o convívio vão ser impressionantes. Até a nível da economia local que terá de dar suporte a estas pessoas que querem comer, passear, ver museus, conhecer o país” – disse João Clemente.

Entretanto, Maria Rodrigues, com funções na comunicação no COD de Santarém, explicou à Agência Ecclesia, que as pessoas mais velhas têm “lembrado a importância de rezar pela JMJ” e frisou o desafio de chegar aos jovens fora das comunidades, em particular nas escolas.

“O seu envolvimento na preparação pode fazê-las aproximar da vida cristã ativa. Procuramos os jovens fora das igrejas e dos movimentos, e também procuramos chegar às famílias. Quem não participa ativamente nas Jornadas lembra-nos a importância de rezar pelas JMJ” – afirmou Maria Rodrigues.

Pelo COD de Setúbal falou João Marques que realçou a “oportunidade” para toda a Igreja, “não só para os jovens”, que a preparação e acolhimento da jornada significam.

“O objetivo é que chegue efetivamente a todos, independentemente da sua idade. Na perspectiva de acolhimento contamos com as pessoas que não se enquadram na faixa etária à qual se destina a jornada para tudo o que é necessário: para o acolhimento de jovens, no voluntariado, na mobilização de toda a comunidade. O que queremos é que a JMJ seja um fator de congregação e que junte toda a comunidade em torno desta proposta” – salientou João Marques.

A diocese de Lisboa com as dioceses de Setúbal e Santarém, acolhem os jovens durante os dias da JMJ Lisboa 2023, enquanto as restantes dioceses de Portugal organizam os «Dias nas Dioceses», com programas a decorrer entre os dias 26 a 31 de julho de 2023. 

A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em agosto de 2023.

Laudetur Iesus Christus

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF