Translate

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Hoje é dia de são Pancrácio, padroeiro dos jovens que procuram trabalho

São Pancrácio \ ACI Digital

REDAÇÃO CENTRAL, 12 Mai. 23 / 10:00 am (ACI).- São Pancrácio era um romano convertido ao cristianismo, que morreu oferecendo sua vida em martírio aos 14 anos.

Ele nasceu na Frígia, uma antiga região da Ásia Menor que cobria a maior parte da península da Anatólia, em 289 d.C. Seu pai era um nobre pagão que morreu quando Pancrácio tinha sete anos de idade. Pancrácio ficou aos cuidados de seu tio Dionísio, com quem foi morar em Roma.

Ambos receberam a mensagem de Cristo graças a um servo cristão e se converteram à fé católica. Uma vez batizados, eles começaram a viver intensamente sua nova vida, participavam da eucaristia e dos sacramentos, compartilharam seus bens materiais com a comunidade eclesial e com aqueles que viviam na pobreza. Eles distribuíram muitas de suas riquezas aos pobres.

Quando o imperador romano Diocleciano decretou a última perseguição contra os cristãos, Pancrácio foi denunciado e levado perante a autoridade imperial. Antes de aparecer, os homens do imperador o avisaram dizendo: “O filho de Cleônio da Frígia tornou-se cristão e está distribuindo suas propriedades entre pessoas vis; além disso, ele blasfema horrivelmente contra nossos deuses”.

Diocleciano mandou chamar Pancrácio e conversou longamente com ele, tentando convencê-lo a renunciar a Jesus Cristo. Não fazendo isso, ele foi condenado à morte.

Chegando ao lugar do martírio, Pancrácio ajoelhou-se, ergueu os olhos e as mãos ao céu, dando graças ao Senhor por ter chegado o momento decisivo. Ele colocou a cabeça na frente do carrasco e com um golpe mortal eles a arrancaram.

O papa Vitaliano enviou suas relíquias de Roma para a Inglaterra como um gesto de generosidade pastoral. Queria que essas terras preservassem o legado espiritual de Pancrácio, a começar pelos relicários nos altares das novas igrejas. Como consequência, santo Agostinho de Canterbury dedicou a ele o primeiro templo da Inglaterra.

São Pancrácio é representado muito jovem, quase uma criança, vestido com a túnica romana ou com trajes militares e com os atributos de um mártir. Ele é considerado o santo dos aflitos pela pobreza.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF