Translate

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Nova rota de peregrinação para o santuário de Fátima é inaugurada

Imagem ilustrativa / Shutterstock

FÁTIMA, 05 Mai. 23 / 12:20 pm (ACI).- O Caminho do Centenário, uma rota de peregrinação que liga Vila Nova de Gaia a Fátima, em Portugal, foi inaugurado ontem (3). O trajeto tem cerca de 200 quilômetros. O objetivo é reduzir a circulação de peregrinos a pé nas estradas nacionais, oferecendo alternativas por vias secundárias e rurais.

“O objetivo primordial passa pela garantia da segurança dos peregrinos, surgindo a ideia de se criar um caminho alternativo para se evitarem acidentes graves na estrada nacional 1 ou no vulgo IC 2”, disse o presidente da direção da Associação dos Caminhos de Fátima (ACF), Pedro Pimpão, durante a cerimônia de inauguração no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia.

O presidente da ACF lembrou um acidente na semana passada em que uma peregrina de 61 anos morreu. “Este acidente aconteceu na estrada nacional da zona de Pombal, fora desta rota. Portanto, este Caminho do Centenário é um caminho alternativo que dá mais segurança às pessoas”, disse.

Segundo Pimpão, o caminho tem “cerca de 80% do seu trajeto fora das estradas nacionais mais movimentadas”.

O percurso passa por 14 municípios: Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa, Soure, Pombal, Leiria, Ourém, com a chegada a Fátima.

O caminho também quer promover a “valorização territorial, patrimonial e econômica dos municípios”.

Fonte: https://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF