Translate

domingo, 7 de abril de 2024

Os benefícios integrais de viver a juventude na Igreja

khanti jantasao | Obturador
Karen Hutch postado em 05/04/24
Os jovens são uma parte essencial da Igreja e são chamados a “criar problemas”; Por esta razão, existem muitos grupos de pastoral juvenil concebidos para continuar a contribuir para o Reino de Cristo.

Nos laços da Igreja e do mundo estão os jovens, que se caracterizam pelo seu entusiasmo, criatividade, alegria e serviço. A juventude tem uma identidade que caracteriza esta fase; Porém, cada jovem possui talentos e habilidades diferentes que, quando combinados com os talentos de outros jovens, formam equipes inquebráveis ​​e com determinado foco. 

Para incentivar estas uniões, existem muitos grupos de jovens que podem ajudá-los a descobrir e orientar a sua missão, através dos seus gostos e talentos. Cada grupo tem um carisma diferente, mas todos têm o mesmo objetivo de “fazer bagunça”, como nos diz o Papa Francisco, e assim ser jovens apaixonados por alcançar a santidade. 

Aleteia conversou com o Ir. Álvaro Espinoza, que dirige o grupo de pastoral juvenil Jóvenes en Acción , e ele nos contou como é importante para um jovem pertencer a um grupo.

A Igreja confia nos jovens

O peso que a Igreja dá à juventude, sem dúvida, é abundante, porque não foi à toa que o Papa São João Paulo II estabeleceu um momento em que todos os jovens do mundo possam unir-se e deixar a sua marca no mundo . 

“Na Jornada Mundial da Juventude, JMJ, os jovens vivem uma experiência de amor que pode resgatá-los de tantos vícios, como corte , sexting , depressão, tentativas de suicídio, solidão, relacionamentos tóxicos, etc.”, afirma o irmão Álvaro.

Partindo da importância da participação ativa dos jovens na Igreja, estes são os benefícios espirituais e integrais da pertença à pastoral juvenil que o irmão Álvaro partilhou conosco.

1
TORNE O COMUM EXTRAORDINÁRIO

Doidam 10 | Obturador

Um jovem que partilha as mesmas preocupações, bem como as aventuras, está repleto de muitas graças extraordinárias: “É algo extraordinário, porque está a sair daquilo que o mantém prisioneiro e não lhe deixa coisas positivas na sua vida”.

Além disso, continua Álvaro, «(devemos) lembrar que se os seus dias forem normais na escola ou no trabalho, com Deus serão extraordinários porque já existe um centro, que é Deus, e o jovem encontrará o refúgio e o calor do lar. apesar de seus ambientes. 

2
UMA DIREÇÃO CLARA

Imagem do terreno | Obturador

Encontrar o sentido da vida, enquanto estamos imersos na aventura da santidade, é outro dos grandes benefícios que encontramos ao pertencer a um grupo de jovens. Além disso, você encontrará – através do seu chamado – a voz clara de Deus para seguir a direção que o leva à meta que é o Céu. 

3
TREINAMENTO E SUPORTE ABRANGENTES

A formação do ser humano é essencial para viver saudavelmente ao lado de outros jovens motivados pela fé que arde nos seus corações.

Mensagens do Papa Francisco aos jovens do mundo:


Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF